Rodger Rogério - Ceará
Nascido em 1944 em Fortaleza, Rodger Rogério começou a aprender violão aos 12 anos de idade e, na adolescência, chegou a tocar baixo em uma banda. Mas a música ficou mais séria na vida do artista em 1968, quando ele foi premiado no Festival Nordestino da Canção, com a composição Bye Bye Baião, uma parceria dele com Dedé Evangelista.
Em 1973, Rodger Rogério lançou, junto com Ednardo e a cantora Téti, o álbum coletivo Meu Corpo, Minha Embalagem, Todo Gasto na Viagem, que ficaria popularmente conhecido como Pessoal do Ceará. O álbum ajudou a firmar na cena musical brasileira o nome de jovens compositores cearenses como Belchior, Fagner, Ednardo e o próprio Rodger, que lançaria em 1975, com sua então esposa Téti, o seu segundo disco Chão Sagrado, cuja faixa título era uma parceria com Belchior.
Sempre conciliando a carreira musical com a de professor de física, Rodger Rogério passou a se dedicar também às Artes Cênicas depois de se aposentar da vida acadêmica, chegando a atuar em filmes famosos, como Bacurau, em 2019. Além disso, a chegada dos anos 2000 fez com que o cantor e compositor voltasse a lançar discos solo ou em parceria com outros artistas. Em 2024, Rodger Rogério comemorou os 80 anos de vida com um show no Cineteatro São Luiz, contando com a participação de amigos, parceiros de palco e, também, de familiares.
Seleção Musical:
1. Quando Você Me Pergunta - Rodger Rogério (Rodger Rogério)
2. Chão Sagrado - Rodger e Téti (Belchior e Rodger Rogério)
3. Ponta do Lápis - Rodger Rogério (Rodger Rogério e Fausto Nilo)
Transcrição
OLÁ! O SOM BRASILIS DE HOJE APRESENTA O TALENTO DO CANTOR, COMPOSITOR E ATOR CEARENSE RODGER ROGÉRIO.
Música: Quando Você Me Pergunta - Rodger Rogério (Rodger Rogério)
NASCIDO EM 1944 EM FORTALEZA, RODGER ROGÉRIO COMEÇOU A APRENDER VIOLÃO AOS 12 ANOS DE IDADE E, NA ADOLESCÊNCIA, CHEGOU A TOCAR BAIXO EM UMA BANDA. MAS A MÚSICA FICOU MAIS SÉRIA NA VIDA DO ARTISTA EM 1968, QUANDO ELE FOI PREMIADO NO FESTIVAL NORDESTINO DA CANÇÃO, COM A COMPOSIÇÃO BYE BYE BAIÃO, UMA PARCERIA DELE COM DEDÉ EVANGELISTA.
EM 1973, RÓDGER ROGÉRIO LANÇOU, JUNTO COM EDNARDO E A CANTORA TÉTI, O ÁLBUM COLETIVO MEU CORPO, MINHA EMBALAGEM, TODO GASTO NA VIAGEM, QUE FICARIA POPULARMENTE CONHECIDO COMO PESSOAL DO CEARÁ. O ÁLBUM AJUDOU A FIRMAR NA CENA MUSICAL BRASILEIRA O NOME DE JOVENS COMPOSITORES CEARENSES COMO BELCHIOR, FAGNER, EDNARDO E O PRÓPRIO RODGER, QUE LANÇARIA EM 1975, COM SUA ENTÃO ESPOSA TÉTI, O SEU SEGUNDO DISCO CHÃO SAGRADO, CUJA FAIXA TÍTULO ERA UMA PARCERIA COM BELCHIOR.
Música: Chão Sagrado - Rodger e Téti (Belchior e Rodger Rogério)
SEMPRE CONCILIANDO A CARREIRA MUSICAL COM A DE PROFESSOR DE FÍSICA, RÓDGER ROGÉRIO PASSOU A SE DEDICAR TAMBÉM ÀS ARTES CÊNICAS DEPOIS DE SE APOSENTAR DA VIDA ACADÊMICA, CHEGANDO A ATUAR EM FILMES FAMOSOS, COMO BACURAU, EM 2019. ALÉM DISSO, A CHEGADA DOS ANOS 2000 FEZ COM QUE O CANTOR E COMPOSITOR VOLTASSE A LANÇAR DISCOS SOLO OU EM PARCERIA COM OUTROS ARTISTAS. EM 2024, RODGER ROGÉRIO COMEMOROU OS 80 ANOS DE VIDA COM UM SHOW NO CINETEATRO SÃO LUIZ, CONTANDO COM A PARTICIPAÇÃO DE AMIGOS, PARCEIROS DE PALCO E, TAMBÉM, DE FAMILIARES.
E AGORA, PARA FECHAR ESTE SOM BRASILIS, QUE TEVE LOCUÇÃO DE MARLUCI RIBEIRO, PRODUÇÃO DE CARLOS ANDRADE E TRABALHOS TÉCNICOS DE EDUARDO BRITO, VAMOS OUVIR RÓDGER ROGÉRIO COM UM DOS SEUS SUCESSOS, A MÚSICA PONTA DO LÁPIS, EM GRAVAÇÃO AO VIVO DE 2003.
Música: Ponta do Lápis - Rodger Rogério (Rodger Rogério e Fausto Nilo)