Ouça os destaques desta quinta-feira

Transcrição
EU SOU MARLUCI RIBEIRO E VOCÊ OUVE AGORA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO SENADO FEDERAL DESTA QUINTA-FEIRA
O SENADO APROVOU PROJETO QUE CLASSIFICA O DIABETES TIPO 1 COMO DEFICIÊNCIA PARA TODOS OS EFEITOS LEGAIS. A MEDIDA SEGUE O QUE DETERMINA O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, DE 2015, SOBRE AVALIAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL DA DEFICIÊNCIA POR EQUIPE MULTIPROFISSIONAL E INTERDISCIPLINAR.
O SENADOR DR. HIRAN, DO PROGRESSISTAS DE RORAIMA, RESSALTOU QUE O BRASIL DEVE SEGUIR POLÍTICAS PÚBLICAS JA DESENVOLVIDAS EM DIVERSOS PAÍSES, PORQUE A DOENÇA REQUER TRATAMENTO CONTINUADO.
Uma pessoa que não consegue controlar bem essa doença, realmente, é portadora de uma deficiência física e como tal deve ser cuidada e deve ter suas prerrogativas respeitadas. Essas pessoas diabéticas tipo 1 passam a vida toda tendo que controlar de uma maneira muito rigorosa essa doença pra evitar suas complicações."
PROJETO QUE PREVÊ EXAME OBRIGATÓRIO PARA DETECTAR, EM RECÉM-NASCIDOS, UMA DOENÇA QUE CAUSA A FORMAÇÃO DE OSSOS EM MÚSCULOS FOI APROVADO PELOS SENADORES. TRATA-SE DE UMA DOENÇA RARA, DE CAUSA GENÉTICA, QUE SE CARACTERIZA PELA FORMAÇÃO DE OSSOS EM MÚSCULOS, TENDÕES, LIGAMENTOS E OUTROS TECIDOS DE FORMA PROGRESSIVA.
A RELATORA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, SENADORA DAMARES ALVES, DO REPUBLICANOS DO DISTRITO FEDERAL, DESTACOU A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE:
Para que os resultados terapêuticos sejam melhores, é fundamental o diagnóstico precoce, ainda na sala do parto ou nas primeiras consultas pediátricas para reduzir o impacto da doença sobre a vida e desenvolvimento da criança. O diagnóstico precoce dessa doença não impacta financeiramente os cofres públicos, sendo apenas um check list realizado na hora do nascimento."
OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O SENADO ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO

