Ouça os destaques desta segunda-feira

Transcrição
EU SOU MARLUCI RIBEIRO E VOCÊ OUVE AGORA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO SENADO FEDERAL DESTA SEGUNDA-FEIRA
A PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, MINISTRA CÁRMEN LÚCIA, AFIRMOU QUE AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 2024 DECORRERAM COM TRANQUILIDADE, DESTACANDO O QUE CHAMOU DE “MONOTONIA DEMOCRÁTICA” DO PLEITO. APÓS AS APURAÇÕES DO SEGUNDO TURNO, ELA RELATOU AS POUCAS OCORRÊNCIAS REGISTRADAS PELA POLÍCIA FEDERAL: 23 INCIDENTES E 8 INQUÉRITOS. A MINISTRA CONDENOU O CLIMA DE VIOLÊNCIA, INTOLERÂNCIA E A PROPAGAÇÃO DE INFORMAÇÕES FALSAS NAS ELEIÇÕES, CONSIDERANDO ESSAS PRÁTICAS FORA DA NORMALIDADE DEMOCRÁTICA, E AFIRMOU QUE A TRANQUILIDADE NO PROCESSO ELEITORAL REFLETE O BOM FUNCIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES.
é rigorosamente o atestado de que a democracia brasileira está funcionando com instituições sólidas, seguras, um processo eleitoral exemplar.
727 PREFEITURAS SERÃO CHEFIADAS POR MULHERES A PARTIR DE 2025, O QUE CORRESPONDE A CERCA DE 13% DOS 5 MIL 569 MUNICÍPIOS BRASILEIROS. SÃO 64 PREFEITAS A MAIS DO QUE EM 2020, UM AUMENTO DE UM PONTO PERCENTUAL. JOSÉ ANTÔNIO MORONI, DO INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS (INESC), QUE ANALISA O DESEMPENHO FEMININO NAS ELEIÇÕES, AFIRMA QUE UMA COTA DE 30% PARA CANDIDATURAS FEMININAS AINDA NÃO É SUFICIENTE PARA GARANTIR UM AVANÇO SIGNIFICATIVO NA REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES EM CARGOS DE PODER.
Então, a gente tem que pensar na questão da paridade: metade homens, metade mulheres e a proporcionalidade racial nesses espaços."
OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O SENADO ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO

