Ouça os destaques desta segunda-feira
Transcrição
EU SOU ____________________ E VOCÊ OUVE AGORA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO SENADO FEDERAL DESTA SEGUNDA-FEIRA
EM SESSÃO TEMÁTICA, SENADORES DISCUTIRAM MEDIDAS PARA O ENFRENTAMENTO DA TRAGÉDIA CLIMÁTICA QUE ATINGE O RIO GRANDE DO SUL. O PRESIDENTE DA COMISSÃO TEMPORÁRIA EXTERNA QUE ACOMPANHA A CALAMIDADE NO ESTADO, PAULO PAIM, DO PT GAÚCHO, JÁ TEM PRONTA A LISTA DE PROJETOS A SEREM VOTADOS QUE PODEM AJUDAR A REGIÃO. O PRESIDENTE DO SENADO, RODRIGO PACHECO, DO PSD DE MINAS GERAIS, EXPRESSOU NOVAMENTE SOLIDARIEDADE AOS ATINGIDOS PELA CATÁSTROFE.
Quero reafirmar que o Congresso Nacional brasileiro está permanentemente ao lado dos nossos compatriotas do Rio Grande do Sul.
A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DEBATEU A PROPOSTA QUE RETIRA A PROPRIEDADE EXCLUSIVA DA UNIÃO E TRANSFERE GRATUITAMENTE A ESTADOS E MUNICÍPIOS OS TERRENOS DE MARINHA. TAMBÉM PERMITE A VENDA DESSES TERRENOS. ESPECIALISTAS OUVIDOS NA REUNIÃO CRITICARAM A PROPOSTA SOB O ARGUMENTO DE QUE A MEDIDA CAUSARIA PREJUÍZOS AO MEIO AMBIENTE AO FAVORECER A OCUPAÇÃO DESORDENADA NESSAS ÁREAS. FOI O CASO DA REPRESENTANTE DA SECRETARIA DE GESTÃO DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO, CAROLINA GABAS:
A PEC acaba favorecendo essa ocupação desordenada, ameaçando os ecossistemas brasileiros, tornando esses territórios mais vulneráveis aos eventos climáticos extremos. favorece a privatização e cercamento das praias, intensificação dos conflitos fundiários e ameaça a sobrevivência dos povos e comunidades tradicionais,
OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O SENADO ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO