Ouça os destaques desta quarta-feira
Transcrição
EU SOU REGINA PINHEIRO E VOCÊ OUVE AGORA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO SENADO FEDERAL DESTA QUARTA-FEIRA
A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU A AMPLIAÇÃO DAS COTAS RACIAIS EM CONCURSOS PÚBLICOS FEDERAIS. O PROJETO SEGUIRÁ PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS, SE NÃO HOUVER RECURSO PARA APRECIAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO. DE ACORDO COM O TEXTO, SERÃO RESERVADAS ÀS PESSOAS NEGRAS, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS 30% DAS VAGAS OFERECIDAS NOS CERTAMES. DURANTE A VOTAÇÃO, SENADORES SE ALTERNARAM EM FALAS FAVORÁVEIS E CONTRÁRIAS À MATÉRIA. O RELATOR, HUMBERTO COSTA, DO PT PERNAMBUCANO, RESSALTOU QUE A POLÍTICA DE COTAS É TRANSITÓRIA.
Se daqui a 10 anos a gente chegar à conclusão que o Brasil está em condição de dizer: "negro, branco, pardo, índio, indígena, tem a mesma oportunidade". Então a cota será desnecessária. Infelizmente hoje ela ainda é uma necessidade para nós construirmos esse caminho e esse roteiro."
O PRESIDENTE DO SENADO, RODRIGO PACHECO, RECEBEU O PRIMEIRO PROJETO DE REGULAMENTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA. A MINUTA DO PROJETO FOI ENTREGUE HOJE PELO MINISTRO DA FAZENDA, FERNANDO HADDAD. SEGUNDO O MINISTRO, O GOVERNO ESTÁ CONFIANTE COM A APROVAÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA NO CONGRESSO. RODRIGO PACHECO AFIRMOU QUE APÓS VOTAÇÃO NA CÂMARA, O SENADO VAI SE EMPENHAR PARA APROVAR A PROPOSTA ATÉ O FINAL DO ANO.
"mesmo sendo um ano eleitoral, nós teremos todo o compromisso, assim como fizemos com a emenda constitucional no ano passado entregarmos pra sociedade brasileira essa lei aprovada pra podermos enfim uma reforma tributária no nosso país com sistema de arrecadação mais justo"
OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O SENADO ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO