Ouça os destaques desta quarta-feira
CCJ autoriza que grávidas remarquem testes de aptidão física, exigidos por alguns concursos públicos. CMA aprova regras para inibir grilagem de terras em áreas de floresta pública.
Transcrição
EU SOU ROSÂNGELA TEJO E VOCÊ OUVE AGORA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO SENADO FEDERAL DESTA QUARTA-FEIRA
CANDIDATAS QUE ESTEJAM GESTANTES PODERÃO REMARCAR PARA DEPOIS DA GRAVIDEZ O TESTE DE APTIDÃO FÍSICA, EXIGIDO EM ALGUNS CONCURSOS PÚBLICOS. É O QUE ESTABELECE UM PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E QUE DEVE SEGUIR PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. A RELATORA, ANA PAULA LOBATO, DIZ QUE A PROPOSTA VAI GARANTIR CONDIÇÕES IGUAIS DE DISPUTA NOS CONCURSOS PÚBLICOS.
uma vez superado o estado gravídico, a candidata terá de comprovar que possui a mesma aptidão física exigida para os demais candidatos, devendo ser nomeada caso tenha obtida a performance mínima necessária. Caso não tenha êxito no teste, nomeia-se outro candidato aprovado
A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE APROVOU UM PROJETO QUE PODE AJUDAR NO COMBATE À GRILAGEM DE TERRAS E AO DESMATAMENTO. O TEXTO PROÍBE A TITULAÇÃO DAS FLORESTAS PÚBLICAS NÃO DESTINADAS PARA USO PRIVADO E OBRIGA O PODER PÚBLICO A TRANSFORMÁ-LAS EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO; TERRA INDÍGENA; CONCESSÃO FLORESTAL OU CONCESSÃO PARA COMUNIDADE LOCAL. A PROPOSTA AINDA TIPIFICA O CRIME DE INSCRIÇÃO FRAUDULENTA NO CADASTRO AMBIENTAL RURAL, COMUM NA PRÁTICA DA GRILAGEM, COMO EXPLICA O RELATOR, FABIANO CONTARATO, DO PT DO ESPÍRITO SANTO.
Até 2020, 14 milhões de hectares de terras públicas estavam registradas ilegalmente como propriedade particular no CAR. Então, o que o projeto objetiva é impedir e acabar com essa sobreposição e com grilagem de terra.
OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O SENADO ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO