Ouça os destaques desta quarta-feira
Transcrição
EU SOU ____________________ E VOCÊ OUVE AGORA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO SENADO FEDERAL DESTA QUARTA-FEIRA
QUEM JOGAR LIXO PLÁSTICO NO MAR, RIOS OU LAGOS PODE SER PUNIDO COM MULTA DE ATÉ CINCO SALÁRIOS MÍNIMOS. É O QUE PREVÊ UM PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE. A COMISSÃO AINDA APROVOU O PROJETO QUE PERMITE A REMUNERAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS QUE TRABALHEM PELA CONSERVAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ. O RELATOR, VANDERLAN CARDOSO, DO PSD DE GOIÁS, DEFENDEU A CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM MAIS REALISTA DO AGRICULTOR BRASILEIRO.
O Programa tem potencial para conciliar a visão de desenvolvimento econômico com a conservação ambiental, com a participação do produtor rural como parceiro e beneficiário.
OS SENADORES REJEITARAM A MP QUE CRIAVA O NOVO PROGRAMA EMERGENCIAL DE MANUTENÇÃO DO EMPREGO. A PROPOSTA FLEXIBILIZOU A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA TEMPORARIAMENTE. PELO TEXTO O EMPREGADOR PODERIA ANTECIPAR FÉRIAS DO EMPREGADO OU CONCEDER FÉRIAS COLETIVAS E ADIAR RECOLHIMENTO DO FGTS. TAMBÉM PERMITIA QUE EMPRESAS PUDESSEM PAGAR UMA PARTE DO SEGURO-DESEMPREGO AO TRABALHADOR COM O CONTRATO SUSPENSO OU O SALÁRIO E A JORNADA REDUZIDOS EM RAZÃO DA PANDEMIA DE COVID-19. A PROPOSTA FOI ALTERADA NA CÂMARA E INCLUIU PONTOS QUE GERARAM POLÊMICA ENTRE OS SENADORES, QUE ARGUMENTARAM QUE ELA PRECARIZAVA O TRABALHO. JÁ GOVERNISTAS DEFENDERAM QUE A PROPOSTA CONTRIBUIRIA COM A GERAÇÃO DE EMPREGOS EM UM MOMENTO DE CRISE ECONÔMICA. A PROPOSTA FOI ARQUIVADA.
OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O SENADO ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO