Ruy Barbosa em Cordel — Rádio Senado
Reportagem Especial

Ruy Barbosa em Cordel

Rádio Senado conta a história de Ruy Barbosa

Reportagem Especial em formato de Cordel mostra feitos do baiano que foi senador por cinco mandatos

“No plenário do Senado / se destaca uma imagem / um busto, bem lá no alto / compondo a paisagem / que figura é aquela? / e por que a homenagem?”

O Senado promoveu uma série de homenagens aos 170 anos de Ruy Barbosa, um dos políticos mais importantes da história brasileira. Foram cinco mandatos no Senado, quatro tentativas de chegada à presidência, além da visibilidade internacional ao participar de fóruns e assembleias que estavam decidindo o rumo do mundo no início do século XX.

Você vai conhecer a história de Ruy Barbosa na Reportagem Especial “Ruy Barbosa em Cordel”. Através de rimas e estrofes, a história de Ruy, da Bahia ao destaque na Conferência de Haia, vai sendo contada com falas de historiadores, senadores e integrantes do conselho editorial do Senado.

Muitos textos de Ruy estão sendo reeditados pelo Senado Federal, caso de “Oração aos Moços” e “A Imprensa e o dever da verdade”, já disponíveis para acesso ao público. Essas e outras informações estão na reportagem que conta também algumas das batalhas enfrentadas por Ruy no campo do direito.

“Ruy Barbosa em Cordel” está dividida em cinco capítulos evai ao ar de segunda (9) a sexta-feira (13) no programa Conexão Senado, às 8h30 da manhã, e às 22 horas. Os áudios também podem ser acessados e baixados na página da Rádio Senado na internet: senado.leg.br/radio ou no seu aplicativo de Podcasts Favorito.

16/12/2019, 11h12 - ATUALIZADO EM 16/12/2019, 11h12
Duração de áudio: 27:30
Arquivo Nacional
27:30Ruy Barbosa em Cordel
O estudante
05:30
O advogado
05:30
O senador
05:30
O presidenciável
05:30
O legado
05:30
Ao vivo
00:0000:00