Primavera das Mulheres: indígenas em defesa da Mãe Terra
1ª Marcha das Indígenas vira série da Rádio Senado
Série de reportagens “Primavera das Mulheres: indígenas em defesa da Mãe Terra” fala sobre o encontro histórico que chamou a atenção de Brasília
Pela primeira vez desde 1500, as mulheres indígenas se reuniram nacionalmente para discutir suas pautas e organizar a mobilização em defesa dos seus direitos do ponto de vista feminino. Elas acamparam em uma região central de Brasília de 9 a 14 de agosto. A 1ª Marcha das Mulheres Indígenas contou com representantes de 130 etnias de todos os cantos do país. As jornalistas Marcela Diniz e Renina Valejo, da Rádio Senado, acamparam com elas para acompanhar de perto esse encontro histórico. O resultado é a série especial “Primavera das Mulheres: indígenas em defesa da Mãe Terra”.
O lema da mobilização foi “Território: nosso corpo, nosso espírito”, que inspirou o debate sobre a demarcação de terras não só como um direito garantido pela Constituição Brasileira, mas também como questão identitária, ancestral e vital para as diversas nações indígenas que habitam o país.
A série, dividida em 5 capítulos de 5 minutos, aborda as principais reivindicações apontadas pelas indígenas: demarcação de terras, saúde, educação e saberes tradicionais, representação política e preservação da natureza – em especial da Amazônia, onde vive a maior parte dos povos indígenas.