Euclides da Cunha, sua terra, sua luta — Rádio Senado
Reportagem Especial

Euclides da Cunha, sua terra, sua luta

Rádio Senado lembra atualidade de Euclides da Cunha

nos 110 anos da sua morte

Série mostra vida e obra do escritor de Os Sertões, assim como a visão de estudiosos

Em 15 de agosto de 1909, morria o escritor Euclides da Cunha, aos 43 anos, após uma troca de tiros com o cadete Dilermando de Assis, com quem a esposa do escritor, Anna, estava tendo um caso extraconjugal. A tragicidade presente em episódios como esse, da vida pessoal do autor o é, também, na principal obra escrita por ele, Os Sertões, que tem como mote principal a Guerra de Canudos. Para lembrar os 110 anos da morte de Euclides e falar da atualidade de sua obra, a Rádio Senado apresenta a série especial “Euclides da Cunha, sua terra, sua luta”, dividida em cinco capítulos, organizados tendo como inspiração a divisão de Os Sertões.

No primeiro capítulo, intitulado “Nota preliminar”, o clássico euclidiano é apresentado em linhas gerais por especialistas, como o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, e o professor Leopoldo Bernucci, da Universidade da Califórnia, Davis. A obra apresenta ao Brasil do litoral um outro Brasil, o dos rincões abandonados que só sentem a presença do Estado quando são vistos como uma ameaça a ser destruída. A Guerra de Canudos ficou conhecida como episódio de extrema violência da nascente República contra sertanejos paupérrimos que, longe de serem conspiradores monarquistas, só buscavam para si alguma salvação da extrema miséria e que, por isso, construíram para si uma espécie de cidade utópica, capitaneada pela figura profética de Antônio Conselheiro.

No segundo capítulo, denominado “O homem”, traços da personalidade e da biografia de Euclides são apresentados para formar um certo perfil do escritor. No terceiro capítulo, que leva o título de “A terra”, o assunto é o Brasil profundo apresentado por Euclides em seus escritos, inauguração de uma nova cartografia poética do nosso país. No quarto capítulo, “A luta”, o enfoque é a determinação do escritor em denunciar o abandono secular de populações inteiras e as investidas violentas do Estado contra elas. No quinto e último capítulo, “Para além d’Os Sertões”, a intenção é mostrar outras facetas da escrita euclidiana, como a verve lírica da juventude exposta em seus poemas; e a histórico-documental de sua maturidade, presente em suas crônicas e relatos de viagem.

20/08/2019, 10h19 - ATUALIZADO EM 20/08/2019, 10h28
Duração de áudio: 35:03
bndigital.bn.gov.br
35:03Euclides da Cunha, sua terra, sua luta
Parte 1 - Nota preliminar
06:29
Parte 2 - O homem
07:21
Parte 3 - A terra
06:04
Parte 4 - A luta
07:07
Parte 5 - Para além d’Os Sertões
08:03
Ao vivo
00:0000:00