A hiperinflação derrotada: os 25 anos do real
A moeda brasileira, o real, está completando duas décadas e meia de existência. E a reportagem especial “A hiperinflação derrotada: os 25 anos do real” conta a história plano econômico que livrou o Brasil de um cenário em que os preços subiam sem controle.
Produzida em cinco capítulos, a reportagem traz depoimentos de pessoas que viveram o dia a dia de um período em que os preços aumentavam sem parar, entre o início da década de 80 e a primeira metade dos anos 90. Segundo o índice oficial do governo, o IPCA, a inflação em 1993, ano anterior ao Plano Real, foi de 2.477%.
A reportagem também ouviu economistas, entre eles Edmar Bacha, um dos idealizadores do Plano Real. Ele conta que uma das diferenças do Real em relação aos planos anteriores — Cruzado e Cruzado II (1986), Bresser (1987), Verão (1988), Collor (1990) e Collor II (1991) — foi que a transição para uma nova moeda se deu forma gradual e sem congelamento de preços:
— A população ia dormir na sexta-feira em um país e acordava na segunda-feira em outro país, onde tudo tinha virado de cabeça para baixo.