Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher
Em 25 de maio foi celebrado o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher, data criada para chamar a atenção e conscientizar a sociedade sobre os diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres que, conforme dados do último censo do IBGE, representam 51% da população brasileira.
A entrevistada dessa semana foi a nutricionista Camila Mercali, que atua há mais de 11 anos na área é mestre em fitoquímica, pós graduada em fitoterapia e clínica funcional, especialista em detox e saúde da mulher. Ela falou sobre a relação entre alimentação e saúde.

Transcrição
TEC- VINHETA ABERTURA
TEC – BG
LOC: SOU A RITTA ZUMBA E COMEÇA AGORA O PAUTAS FEMININAS.
LOC: EM 25 DE MAIO FOI CELEBRADO O DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA SAÚDE DA MULHER, DATA CRIADA PARA CHAMAR A ATENÇÃO E CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE SOBRE OS DIVERSOS PROBLEMAS DE SAÚDE E DISTÚRBIOS COMUNS NA VIDA DAS MULHERES QUE, CONFORME DADOS DO ÚLTIMO CENSO DO IBGE, REPRESENTAM 51% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. (PAUSA)
VAMOS CONVERSAR AGORA COM A NUTRICIONISTA CAMILA MERCALI, QUE ATUA HÁ MAIS DE 11 ANOS NA ÁREA - MESTRE EM FITOQUÍMICA, PÓS GRADUADA EM FITOTERAPIA E CLÍNICA FUNCIONAL, ESPECIALISTA EM DETOX E SAÚDE DA MULHER, VAI NOS FALAR HOJE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ALIMENTAÇÃO E SAÚDE.
CAMILA, MUITO OBRIGADA POR CONVERSAR COM A GENTE.
- JÁ É SABIDO QUE MUITOS DOS PROBLEMAS DE SAÚDE ADVÊM DA MÁ ALIMENTAÇÃO E MÁ QUALIDADE DE VIDA, DO ESTRESSE – VINDO ATÉ A CAUSAR PROBLEMAS SÉRIOS, COMO CÂNCER.
- ALGUMAS DOENÇAS SÃO ATÉ MAIS COMUNS NO SEXO FEMININO, HÁ UMA RAZÃO ESPECÍFICA PARA QUE SEJA ASSIM? COMO UMA NUTRIÇÃO SAUDÁVEL PODE PREVENIR ALGUNS TIPOS DE CÂNCER?
- A GENÉTICA É UM DETERMINANTE NA MAIORIA DOS CASOS? NÃO SENDO, COMO USAR A ALIMENTAÇÃO A NOSSO FAVOR?
- LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE NEM TODO MUNDO TEM TEMPO OU RECURSO FINANCEIRO /DINHEIRO PARA COMPRAR DETERMINADOS ALIMENTOS, REALMENTE HÁ PEQUENAS MUDANÇAS QUE PODEM SER FEITAS E MUDAR O ESTADO DE SAÚDE DA PESSOA?
- A MÁXIMA “DESCASCAR MAIS” E “DESEMBRULHAR” MENOS (NO SENTIDO DE CONSUMIR MAIS ALIMENTOS NATURAIS NO LUGAR DOS INDUSTRIALIZADOS) DEVE SER INTERNALIZADO?
- VOCÊ PODERIA NOS DAR DICAS SIMPLES E FÁCEIS DE SEREM APLICADAS NO DIA A DIA PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA E A SAÚDE EM SI? QUAIS SÃO OS ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR?
- COMO FITOTERAPEUTA, VOCÊ PODERIA COMPARTILHAR COM A GENTE UM POUCO DOS SEUS HÁBITOS DE CONSUMO? ALGUMA DICA PRÁ FINALIZAR A NOSSA ENTREVISTA?
CAMILA, MUITO OBRIGADA POR CONVERSAR COM A GENTE. TENHO CERTEZA DE QUE VOCÊ TROUXE ASSUNTOS QUE VÃO NOS LEVAR A REFLEXÃO E NOS FAZER ENTENDER QUE É POSSÍVEL TER UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR A PARTIR DE PEQUENAS MUDANÇAS.
ESTA FOI A CAMILA A NUTRICIONISTA CAMILA MERCALI, NUTRICIONISTA, MESTRE EM FITOQUÍMICA UFPR, PÓS GRADUADA EM FITOTERAPIA E CLÍNICA FUNCIONAL, QUE ATUA HÁ MAIS DE 11 ANOS NA ÁREA - ESPECIALISTA EM DETOX, FITOTERAPIA, SAÚDE DA MULHER, NUTRIÇÃO FUNCIONAL E NUTRIÇÃO CLÍNICA E VAI NOS FALAR HOJE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ALIMENTAÇÃO E SAÚDE.
TEC – DESCE SOM
TEC – ENTREVISTA CAMILA
TEC – SOBE SOM
O PAUTAS FEMININAS TERMINA AQUI. OBRIGADA PELA SUA COMPANHIA.
O PROGRAMA DE HOJE TEVE APRESENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE RITTA ZUMBA, EDIÇÃO DE ANDERSON MENDANHA E TRABALHOS TÉCNICOS DE ANTÔNIO CARLOS SOARES. ATÉ A PRÓXIMA SEMANA.
TEC – BG