O feminicídio e os órfãos vítimas indiretas dessa violência — Rádio Senado
Pautas Femininas

O feminicídio e os órfãos vítimas indiretas dessa violência

No Pautas Femininas dessa semana, destaque à violência contra a mulher, em especial o feminicídio e os órfãos, vítimas indiretas dessa violência. Somente nos dois primeiros meses do ano de 2023, somam-se mais de 40 órfãos no Distrito Federal.

Para falar sobre o tema, a jornalista Ana Beatriz Santos conversou com a advogada Lúcia Bessa, que trabalha com atendimento e políticas públicas voltadas para mulheres e atualmente é diretora de gênero do Fórum de Mulheres do Mercosul.

30/03/2023, 12h34 - ATUALIZADO EM 30/03/2023, 13h34
Duração de áudio: 10:04

Transcrição
LOC: OLÁ, EU SOU RITTA ZUMBA E COMEÇA AGORA O PAUTAS FEMININAS. HOJE, VAMOS FALAR SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER, EM ESPECIAL SOBRE FEMINICÍDIO E OS ÓRFÃOS VÍTIMAS INDIRETAS DESSA VIOLÊNCIA. SOMENTE NOS 2 PRIMEIROS MESES DO ANO DE 2023, JÁ SÃO MAIS DE 40 ÓRFÃOS NO DISTRITO FEDERAL. PARA FALAR SOBRE ESSE TEMA, A JORNALISTA ANA BEATRIZ SANTOS CONVERSOU COM A DRA. LÚCIA BESSA, QUE TRABALHA COM ATENDIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA MULHERES E ATUALMENTE É DIRETORA DE GÊNERO DO FÓRUM DE MULHERES DO MERCOSUL. TEC: BG ESSA ENTÃO FOI A CONVERSA DA ANA BEATRIZ SANTOS COM A DRA. LÚCIA BESSA, QUE FALOU UM POUCO SOBRE FEMINICÍDIO E OS ÓRFÃOS VÍTIMAS DESSA VIOLÊNCIA. TEC: BG (TRECHO PASSÍVEL DE CORTE SE NECESSÁRIO) E ANTES DA GENTE ENCERRAR, UMA ÚLTIMA INFORMAÇÃO. SENADO APROVOU A PRESENÇA DE ACOMPANHANTES EM CONSULTAS E EXAMES A SEREM REALIZADOS POR MULHERES. O PROJETO É UMA RESPOSTA A DENÚNCIAS DE ESTUPRO DE PACIENTES SEDADAS. A PROPOSTA GARANTE O DIREITO DE UM ACOMPANHANTE MAIOR DE IDADE A TODA PACIENTE EM CONSULTAS, EXAMES E PROCEDIMENTOS EM UNIDADES DE SAÚDE PÚBLICAS OU PARTICULARES, QUE DEVERÃO DESIGNAR UM, SEM CUSTOS, QUANDO A MULHER ESTIVER DESACOMPANHADA. MAS SE ELA NÃO QUISER ALGUÉM EM PROCEDIMENTOS DE SEDAÇÃO DEVERÁ COMUNICAR POR ESCRITO COM A ANTECEDÊNCIA DE 24 HORAS. O PROJETO DISPENSA O ACOMPANHANTE NOS CENTROS CIRÚRGICOS E UTIS E AUTORIZA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE A REALIZAREM PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS À PACIENTE AINDA QUE NA AUSÊNCIA DO ACOMPANHANTE, QUE SERÁ OBRIGADO A MANTER O SIGILO DAS INFORMAÇÕES DE SAÚDE. O PROJETO VOLTOU PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS.   TEC: BG   LOC: E O PAUTAS FEMININAS TERMINA AQUI. PARTICIPE DO NOSSO PROGRAMA COM SUGESTÕES, COMENTÁRIOS E TAMBÉM CRÍTICAS PELO WHATSAPP DA RÁDIO SENADO: (61) 9 8611-9591. VALE TANTO MENSAGEM DE VOZ QUANTO DE TEXTO. E NO PRÓXIMO PROGRAMA NÓS VAMOS FALAR SOBRE O RESULTADO DA REUNIÃO DA CDH (A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS) OCORRIDA EM 29/3 E QUE DISCUTIU SOBRE A VIOLÊNCIA POLÍTICA CONTRA A MULHER E O PAPEL DO PODER LEGISLATIVO EM AÇÕES CONCRETAS DE PROTEÇÃO. EU, RITTA ZUMBA, AGRADEÇO PELA SUA SINTONIA. OBRIGADA. O PAUTAS FEMININAS DE HOJE TEVE PRODUÇÃO DE ANDERSON MENDANHA E TRABALHOS TÉCNICOS DE ________________. UMA BOA SEMANA PARA VOCÊ E ATÉ A PRÓXIMA.

Ao vivo
00:0000:00