Segurança Pública

Senador quer a criação de uma comissão permanente de Segurança Pública

01:59Senador quer a criação de uma comissão permanente de Segurança Pública

Transcrição LOC: SENADOR QUER A CRIAÇÃO DE UMA COMISSÃO PERMANENTE DE SEGURANÇA PÚBLICA. LOC: O SENADO JÁ INSTALOU DIVERSOS COLEGIADOS ESPECIAIS PARA TRATAR DO TEMA. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. (Repórter) O senador Major Olimpio, do PSL de São Paulo, já sugeriu ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, a criação da Comissão de Segurança Pública. Hoje, a Casa tem treze colegiados permanentes divididos por área. Major Olimpio argumentou que o tema da violência foi um dos citados nas eleições. E lembrou que projetos na área de segurança pública acabam “parados” na Comissão de Constituição e Justiça por onde passam quase todas as propostas em discussão ou votação no Senado. Major Olimpio esclareceu que a criação da Comissão de Segurança Pública não tem a ver com a distribuição de cargos entre os partidos. (Major Olimpio) “Não é para criar a estrutura, nem cargos, nem a preocupação de divisão de espaço entre partidos não. É a efetiva necessidade de ter uma comissão permanente, que é uma forma de o Senado sinalizar para o povo brasileiro a preocupação que é a maior do povo brasileiro hoje. Não tem cabimento você não tem uma comissão permanente de segurança no Senado da República. (Repórter) O senador Major Olimpio já solicitou um levantamento de todos os projetos que tratam de segurança pública no Senado. Ele negou que essa triagem seja uma disputa com o pacote do ministro da Justiça, Sérgio Moro. (Major Olimpio) Não é só um pacote que possa vir do juiz Moro ou que possa vir de iniciativa da OAB, do STJ e do Supremo Tribunal Federal. Nós temos conteúdo de excepcional qualidade que, muitas vezes, podem estar dormitando no Senado e que poderiam ser colocados em discussão e já poderiam ser aperfeiçoados. São projetos que já possam ter sido votados na Câmara e que não foram discutidos no Senado. (Repórter) A criação da Comissão de Segurança Pública depende de uma mudança no Regimento Interno do Senado, que precisa ser aprovada pelo Plenário.

O senador Major Olimpio (PSL-SP) sugeriu ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a criação da Comissão de Segurança Pública. Segundo ele, os projetos da área acabam parados na Comissão de Constituição e Justiça por ser o principal colegiado da Casa. Ele também pediu um levantamento de todos os projetos sobre segurança pública que estão no Senado.

TÓPICOS:
Amapá  Comissões  Constituição  DEM  Eleições  Justiça  OAB  Partidos  PSL  Regimento Interno  São Paulo  Segurança  Segurança Pública  Senador Major Olímpio  Supremo Tribunal Federal  Violência 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11