Estágio-Visita

Senado iniciará programa Estágio-Visita em novembro

01:47Senado iniciará programa Estágio-Visita em novembro

Transcrição LOC: COMEÇA EM NOVEMBRO PROGRAMA DE ESTÁGIO VISITA DO SENADO. LOC: A IDEIA É TRAZER ESTUDANTES DE OUTROS ESTADOS PARA APRENDER SOBRE A ATUAÇÃO DO LEGISLATIVO. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) Jovens indicados por senadores poderão passar uma semana conhecendo o Plenário, as Comissões e as atividades do Senado. O programa de Estágio Visita é uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas de Juventude e terá sua primeira turma em novembro deste ano. Segundo o presidente da Frente Parlamentar, senador Irajá do PSD do Tocantins, será uma oportunidade de estudantes de outros estados aprenderem sobre o funcionamento do Legislativo. (Irajá) Será oferecida aos estudantes do país essa oportunidade de visitar o Senado Federal e conhecer a nossa realidade. Nós iniciaremos agora nesse mês de novembro com a primeira turma, de 20 alunos, que serão selecionados. E será um teste para que a gente possa no ano que vem, a partir do mês de fevereiro após o recesso em janeiro, iniciar o programa com força total. (Repórter) Sobre os critérios de participação, o senador Irajá disse que o processo se dará de acordo com cada parlamentar, estipulando o limite de duas indicações por senador. (Irajá) A escolha é muito simples ela poderá ser feita pelo senador do seu estado, ele poderá indicar qualquer aluno do ensino médio ou propriamente do ensino superior que esteja fazendo alguma faculdade um ensino técnico Federal, ou mesmo privado e é claro, todos os custos que envolvem a estadia no aluno do estudante, aqui em Brasília, durante uma semana isso será de responsabilidade do Senado Federal. (Repórter) O programa de Estágio Visita se soma agora a outros projetos do Senado Federal de aproximação do jovem com o Legislativo, e espera receber 162 alunos em 2020.

Assim como o Jovem Senador, que traz estudantes de todos os estados para conhecer o Senado, agora parlamentares poderão indicar estudantes para o programa de Estágio-Visita. Idealizado pela Frente Parlamentar da Juventude, desta Casa, o programa já terá uma turma inicial para novembro de 2019.

TÓPICOS:
Brasília  Comissões  Ensino Médio  Ensino Superior  Estados  PSD  Senado Federal  Senador Irajá  Tocantins  Jovem Senador 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo