Votações

Aprovada MP que extingue acordo com Ucrânia sobre base de Alcântara

01:51Aprovada MP que extingue acordo com Ucrânia sobre base de Alcântara

Transcrição LOC: O SENADO APROVOU A MEDIDA PROVISÓRIA QUE EXTINGUE A EMPRESA BINACIONAL ALCÂNTARA CYCLONE SPACE, CRIADA APÓS ACORDO ENTRE BRASIL E UCRÂNIA. LOC: ANTES DA VOTAÇÃO, LÍDERES PARTIDÁRIOS RECEBERAM O MINISTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, MARCOS PONTES, QUE PEDIU A APROVAÇÃO DA PROPOSTA. MAIS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. Téc: A Medida provisória 858 extingue a empresa Alcântara Cyclone Space, criada após uma parceria entre o Brasil e a Ucrânia, em 2003, para a exploração comercial de lançamentos de satélites na base que fica situada no litoral do Maranhão. A empresa, que tem sede em Brasília, estava desde janeiro sem recursos financeiros para ser mantida. O governo brasileiro saiu do acordo de cooperação e decidiu assinar, esse ano, um novo acordo com os Estados Unidos para a utilização da base de Alcântara. O líder do PSL, senador Major Olímpio, de São Paulo, comemorou a aprovação da MP. (MAJOR) 19H Essa binacional Alcântara nasceu em 2003 por uma auditoria do próprio TCU. Em 2015, quando foi denunciado esse convênio, o Brasil já tinha perdido aí R$483,9 milhões. Então, mais do que oportuna, é o estancamento de sangrias e o crescimento de um novo País. (REP) Presidente da comissão que analisou a Medida Provisória, o senador Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão, explicou que a votação da proposta era decisiva para dar início ao novo acordo com os Estados Unidos. (ROBERTO) 18H44 Para poder o novo acordo, que não tem nada a ver com aquele de quase 20 anos atrás, prosseguir, esse acordo feito recentemente do Brasil com os Estados Unidos, são necessárias algumas providências, entre elas a votação dessa medida provisória. (Rep) Já a senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, pediu que recursos oriundos desse novo acordo sejam também direcionados à cidade de Alcântara, no Maranhão, e que o impasse de famílias quilombolas que foram retiradas da área onde hoje existe a base, seja resolvido na justiça. A proposta segue para a promulgação. Da Rádio Senado, Paula Groba.

O Senado aprovou a Medida Provisória (MP 858/2018) que extingue a empresa binacional Alcântara Cyclone Space, criada após acordo entre Brasil e Ucrânia. Antes da votação, líderes partidários receberam o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que pediu a aprovação da proposta. Ouça mais detalhes na reportagem de Paula Groba.

TÓPICOS:
Brasília  Ciência e Tecnologia  Cidadania  Estados  Estados Unidos  Justiça  Maranhão  Medida Provisória  PSDB  PSL  Quilombolas  São Paulo  Senador Roberto Rocha  Senadora Eliziane Gama  TCU  Tecnologia 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11