Educação

Ideb 2019 sugere necessidade de investimentos no Ensino Médio, diz senador

02:29Ideb 2019 sugere necessidade de investimentos no Ensino Médio, diz senador

Transcrição LOC: O IDEB DE 2019 REVELOU QUE HOUVE MELHORA EM TODAS AS ETAPAS DO ENSINO, MAS APENAS OS ANOS INICIAIS CUMPRIRAM A META NACIONAL DE QUALIDADE ESTABELECIDA. LOC: PARA O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, DÁRIO BERGER, OS DADOS SINALIZAM A NECESSIDADE DE INVESTIR MAIS NO ENSINO MÉDIO. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA TÉC: O Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, é calculado a cada dois anos e é o principal indicador da qualidade do ensino brasileiro. Ele leva em conta o desempenho dos estudantes da rede pública e privada em matemática e português em três etapas da educação. Os resultados mais recentes mostram que apenas os anos iniciais do Ensino Fundamental cumpriram as metas de qualidade fixadas para 2019. O indicador do primeiro ao quinto ano foi de 5,9, superando a meta nacional fixada em 5,7. Do sexto ao nono ano, a meta de 5,2 não foi atingida, porém o índice subiu de 4,7, em 2017, para 4,9. O mesmo se repetiu no Ensino Médio, que embora tenha subido de 3,8 para 4,2, não atingiu a meta estabelecida de 5 pontos. Para o presidente da Comissão de Educação, senador Dário Berger, do MDB de Santa Catarina, os resultados devem orientar as políticas do setor. (Dário) Apesar de alguns dados positivos, especialmente nos primeiros anos escolares, ficou evidente que é preciso avançar em políticas públicas voltadas para os anos iniciais do ensino médio. (REP) Berger acredita que medidas como o Novo Fundeb e o Sistema Nacional da Educação vão contribuir para o atingimento das próximas metas. (Dário) A recente aprovação do Fundeb e o avanço do Sistema Nacional da Educação, do qual tenho a honra de ser o relator, vão contribuir ainda mais para alcançarmos as metas desejadas. Planejamento, gestão e investimentos. Eis os ingredientes para seguirmos avançando. (REP) Além de fixar objetivos nacionais, o Ideb tem metas por unidade da federação e por rede de ensino. O índice de 2019 mostrou que houve melhora no ensino público e estagnação das escolas privadas. O estado com melhor resultado para escolas públicas municipais foi o Ceará, com 99% atingindo a meta. O mesmo objetivo foi alcançado por menos da metade das escolas municipais no Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Da Rádio Senado, Marcella Cunha PLP 235 de 2019 Sistema Nacional da Educação

Os resultados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb de 2019, revelaram melhora em todas as três etapas do ensino avaliadas. Entretanto, apenas os anos iniciais do Ensino Fundamental cumpriram a meta nacional de qualidade estabelecida. O presidente da Comissão de Educação (CE), Dário Berger, acredita que o indicador aponta para a necessidade de investir mais no Ensino Médio. A reportagem é de Marcella Cunha.

PLP 235/2019

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