Reforma Tributária

Davi Alcolumbre anuncia conciliação entre Legislativo e Executivo sobre reforma tributária

01:45Davi Alcolumbre anuncia conciliação entre Legislativo e Executivo sobre reforma tributária

Transcrição LOC: PRESIDENTE DO SENADO ANUNCIA CONCILIAÇÃO ENTRE PODERES LEGISLATIVO E EXECUTIVO SOBRE REFORMA TRIBUTÁRIA. LOC: UMA COMISSÃO ESPECIAL MISTA DE 15 DEPUTADOS E 15 SENADORES TERÁ 90 DIAS PARA SISTEMATIZAR UMA PROPOSTA COMUM. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: (Repórter) O Senado Federal e a Câmara dos Deputados discutem separadamente propostas distintas de reforma tributária. Nenhuma das duas teve a participação do governo. Agora, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se reuniram com o ministro da Economia Paulo Guedes e chegaram a um consenso que permitirá a votação das mudanças no sistema de impostos ainda no primeiro semestre do ano que vem: ( Davi Alcolumbre) O Poder Executivo, através do Ministro Paulo Guedes, o Poder Legislativo, através do presidente Rodrigo e da minha presença, vamos constituir uma comissão especial mista para, em até 90 dias, conciliar um texto que atenda as manifestações e anseios do governo e que, construído com a Câmara e com o Senado, possamos apresentar a partir do primeiro semestre do ano que vem uma proposta conciliatória. Conciliatória, essa é a palavra. (Repórter) A Comissão Mista vai começar a funcionar imediatamente e deve apresentar um texto comum depois do carnaval. O governo não vai mandar uma proposta dele, apenas sugestões. Foi o que disse o senador Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão, indicado para presidir a comissão mista. (Roberto Rocha) Embora não esteja escrito em nenhum regimento uma comissão mista para analisar uma PEC, mas ela tem um efeito político. O efeito político vai ser o de juntar as propostas em um só texto. E o governo mandando conteúdos, não vai mandar uma nova proposta, porque senão teria que começar na Câmara tudo, e, enquanto isso, essas duas propostas que tramitam na Câmara e no Senado elas vão ficar paradas, aguardando a proposta da Comissão Especial. (Repórter) A Comissão Especial Mista da Reforma Tributária terá como relator o deputado Aguinaldo Ribeiro, do PP da Paraíba, e vai trabalhar inclusive durante o período de recesso parlamentar.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou a criação de uma Comissão Especial Mista, formada por 15 deputados e 15 senadores, para sistematizar uma proposta conciliatória de reforma tributária. A inciativa tem o apoio do ministro da Economia, Paulo Guedes. A Comissão Especial começa a trabalhar imediatamente. Repórter Maurício de Santi.

TÓPICOS:
Câmara dos Deputados  Davi Alcolumbre  Economia  Manifestações  Maranhão  Paraíba  Poder Executivo  Poder Legislativo  PP  PSDB  Reforma Tributária  Senado Federal  Senador Davi Alcolumbre  Senador Roberto Rocha  DEM 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo