CPI da Espionagem vai apresentar plano de trabalho — Rádio Senado

CPI da Espionagem vai apresentar plano de trabalho

LOC: A APRESENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA CPI DA ESPIONAGEM É UM DOS GRANDES DESTAQUES ENTRE AS COMISSÕES DURANTE ESTA SEMANA NO SENADO.

LOC: CONFIRA UM RESUMO DO QUE VEM POR AÍ NESTA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.
 
(Repórter) O jornalista inglês Glenn Greenwald continua divulgando documentos que mostram o gigantesco esquema de espionagem feito pela Agência de Segurança dos Estados Unidos em todo o mundo e que não poupa nem mesmo autoridades de países considerados aliados históricos como o Brasil. Por causa desta situação a CPI da Espionagem, presidida por Vanessa Graziottin do PC do B do Amazonas e que tem como relator Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, apresenta seu Plano de Trabalho nesta terça-feira. E para Ferraço a justificativa das autoridades americanas, de que o aparato de espionagem é feito para combater o terrorismo, até o momento tem sido desmentido pelo teor dos documentos revelados.

(Ricardo Ferraço) O combate ao terrorismo é apenas uma capa, é apenas um biombo pra acessar informações que não estejam relacionadas a terrorismo. Questões relacionadas a informações estratégicas, quebra de sigilo individual de pessoas que não tem relacionamento com terrorismo.

(Repórter) Outro destaque das comissões está na Comissão de Assuntos Sociais, que pode votar o projeto de Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, que proíbe a venda de cigarros em postos de gasolina, lanchonetes, restaurantes, supermercados, lojas de conveniência e bancas de jornais. Paulo Davim explica porque defende a aprovação deste projeto.

(Paulo Davim) 90% dos cânceres de pulmão são responsabilizados ao hábito de fumar. Mais de 30% das doenças coronarianas são de responsabilidade direta do uso de cigarro. O fumante, ele tem muito mais probabilidade de ter câncer de boca, câncer de esôfago, câncer de bexiga, câncer de estomago, todos os cânceres a incidência é bem maior no fumante. O tabaco mata 130.000 pessoas por ano no Brasil.

(Repórter) Já a Comissão de Ciência e Tecnologia pode votar o projeto do senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, que transforma em crime a exploração de jogos de azar pela Internet. O texto estabelece penas de até cinco anos de cadeia mais uma multa a ser aplicada pela Justiça. A mesma Comissão também pode votar o projeto do senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, que estabelece regras mais rígidas para as concessionárias de telefonia melhorarem a política de universalização de seus serviços na região amazônica.
06/09/2013, 03h48 - ATUALIZADO EM 06/09/2013, 03h48
Duração de áudio: 02:31
Ao vivo
00:0000:00