Comissão discute o vazamento de dados do INSS para empréstimos consignados — Rádio Senado
Trânsparência

Comissão discute o vazamento de dados do INSS para empréstimos consignados

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor discutiu o vazamento de dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) acusou o INSS de ser conivente com o repasse das informações dos aposentados, o que foi rebatido pelo presidente da Instituição, Renato Vieira, que responsabilizou os próprios bancos.

06/06/2019, 14h04 - ATUALIZADO EM 06/06/2019, 14h25
Duração de áudio: 01:45
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realiza audiência pública interativa para tratar sobre a situação de vazamento de dados do INSS e as práticas abusivas de instituições financeiras na oferta de empréstimos consignados a aposentados e beneficiários do INSS.

Mesa:
chefe adjunta do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central (Bacen), Paula Ester Farias de Leitão;
presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Renato Rodrigues Vieira;
presidente da CTFC, senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL);
diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Fernando Boarato Meneguin;
delegado da Polícia Federal, Nelson Levy Kneip de Freitas Macêdo.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO DE DEFESSA DO CONSUMIDOR DISCUTE DENÚNCIA DE VAZAMENTO DE DADOS DE APOSENTADOS DO INSS PARA BANCOS OFERECEREM EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS. LOC: ESPECIALISTAS ALERTAM QUE OS IDOSOS SÃO CONSIDERADOS VÍTIMAS FÁCEIS PELA FALTA DE INFORMAÇÃO. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) Em audiência pública, a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor discutiu o suposto vazamento de dados dos aposentados do INSS. Segundo denúncias, as pessoas costumam saber que a aposentadoria saiu a partir da ligação de bancos oferecendo empréstimos consignados. Os bancos Pan, Itaú e Cetelem lideram as denúncias por marketing abusivo com pensionistas do INSS. Para o senador Rodrigo Cunha, do PSDB de Alagoas, o INSS é conivente com a divulgação da lista dos aposentados. (Rodrigo Cunha) Quando abordamos esses dois assuntos: falar sobre o vazamento de dados, que inclusive houve um ampla divulgação, de um possível reconhecimento pelo próprio INSS. Porque sempre quando se fala em fraudes, quando se fala em alguma irregularidade no INSS, é da porta para fora, ou seja, é alguém que estava utilizando de um seguro que não era para estar, alguma situação de um terceiro. (Repórter) O presidente do INSS, Renato Vieira, responsabilizou os próprios bancos, que fazem o pagamento do benefício, pelo vazamento de dados. (Renato Vieira) Praticamente todas, ou a esmagadora maioria das reclamações acontecem no dia da transmissão da informação para a instituição financeira. Então, perceba essencialmente não se trata no processo de concessão do benefício, não se trata do processo de hospedagem das informações nos sistemas. Grande parte dessas reclamações acontece no momento em que há o envio das informações para a instituição financeira pagadora. (Repórter) O representante da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, Fernando Meneguin, defendeu uma nova regulação dos empréstimos com os próprios bancos. (Fernando Meneguin) Tentar com que a própria Febraban crie uma autorregularão para dificultar isso. Porque a gente fala, assim: O problema são os pastinhas na ponta, mas enfim, como já mencionado aqui os pastinhas estão atrelados a alguma instituição financeira. (Repórter) A Comissão de Fiscalização e Controle vai pedir informações aos bancos campões de reclamação de oferta de consignado.

Ao vivo
00:0000:00