Audiência pública

CCT vai debater uso da energia solar no Brasil

01:59CCT vai debater uso da energia solar no Brasil

Transcrição LOC: OS INCENTIVOS PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL SERÃO TEMA DE DEBATE NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. LOC: O BRASIL POSSUI MAIS DE 82 MIL MINI OU MICROUSINAS DESSE TIPO DE ENERGIA. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) Senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia aprovaram requerimentos de audiências públicas sobre a captação, utilização e incentivos para o desenvolvimento da energia fotovoltaica no Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, 82 mil pequenas usinas utilizam o sistema de captação de energia solar e atendem 10 mil unidades consumidoras. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo são os estados que mais utilizam essa tecnologia. O senador Carlos Viana, do PSD de Minas Gerais, aponta que é urgente a discussão sobre novas formas de geração de energia. (Carlos Viana) Hoje a principal força motriz nossa é a energia hidráulica, são as nossas energias hidrelétricas. Um modelo que chegou ao seu final nesse país. Ainda que tenhamos a possibilidade de pequenas usinas, pequenas hidrelétricas, mas grandes projetos como Santo Antônio e Jirau não são mais possíveis no Brasil. (Repórter) O senador Rodrigo Cunha, do PSDB de Alagoas, sugeriu a discussão de incentivos para a indústria fotovoltaica, o que poderá contribuir para a geração de empregos no Brasil. (Rodrigo Cunha) Essas fábricas, a estrutura física está pronta, pessoas foram capacitadas para trabalharem com empregos de alta qualidade, no entanto não foram contratadas. E essas fábricas importam as placas, a maioria da China, porque sai mais barato que fabricar aqui. (Repórter) O senador Paulo Rocha, do PT do Pará, destacou que as audiências podem ajudar na descoberta de novas tecnologias para a área. (Paulo Rocha - 15”): Em outros países, e já está chegando essa proposta no Brasil, de que o próprio espaço de lâmina d’água das nossas hidrelétricas podem servir como base pra energia fotovoltaica (Repórter) As datas das audiências ainda serão definidas. Os senadores da CCT também vão debater a utilização de aparelhos eletrônicos por crianças e adolescentes e o incentivo ao empreendedorismo e à inovação.

A Comissão de Ciência e Tecnologia irá promover audiência públicas sobre o uso da energia fotovoltaica no Brasil. Para o senador Carlos Viana (PSD-MG), o uso de energia solar é uma alternativa ao esgotamento do modelo de grandes usinas hidrelétricas. Para o senador Paulo Rocha (PT-PA) essa será uma oportunidade para se conhecer novas tecnologias para o setor. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Adolescentes  Alagoas  CCT  China  Ciência e Tecnologia  Desenvolvimento  Empreendedorismo  Energia  Estados  Indústria  Minas Gerais  Pará  PSD  PSDB  PT  Rio Grande do Sul  São Paulo  Senador Carlos Viana  Senador Paulo Rocha  Senador Rodrigo Cunha  Tecnologia 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo