Biblioteca Digital do Senado permite download de mais de 500 mil arquivos
Com quase 200 anos de história, a Biblioteca do Senado conta com uma extensa coleção de livros, revistas, jornais, mapas, obras raras e publicações do Senado, entre outros. E muitas dessas obras podem ser acessadas pela Biblioteca Digital do Senado, que tem mais de 500 mil arquivos disponíveis para download gratuito. O objetivo do serviço é disponibilizar a maior quantidade possível do acervo físico em formato digital.

Transcrição
A Biblioteca do Senado vai completar 200 anos em 2026. Seu primeiro local foi no Rio de Janeiro em 1826, mas com a mudança da capital da república, foi transferida para Brasília em 1961. Hoje, o acervo conta com uma extensa coleção de livros, revistas, jornais e recortes de matérias, CDs e DVDs, mapas, obras raras e publicações do Senado, entre outros.
E muitas dessas obras podem ser acessadas sem precisar sair de casa. Essa é a Biblioteca Digital do Senado, que em 2025 alcançou mais de 500 mil arquivos disponíveis para download gratuito.
O serviço visa disponibilizar a maior quantidade possível do acervo em formato digital. Esse processo inclui arquivos que já são produzidos para acesso pela internet, mas também há digitalização dos documentos e livros físicos incluindo as obras raras, que são publicações antigas, como explicou o chefe do serviço de Biblioteca Digital, André Alcântara.
(André Alcântara) "Eu falava das primeiras edições literárias como de Dom Casmurro, que permitem que a gente conheça a obra como foi escrita lá na época de Machado de Assis. Das edições antigas também temos as primeiras revistas brasileiras onde a gente pode achar os primeiros quadrinhos brasileiros.
Mais de 2 milhões de downloads foram registrados e, a cada ano, são cerca de 4 milhões de interações na Biblioteca Digital do Senado.
O acervo digital ainda conta com áudios de várias legislações, com destaque para a Constituição, o que pode ajudar a consulta de pessoas com deficiência visual.
O site da biblioteca pode ser acessado no portal senado.leg.br. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Lana Dias.

