CMA debaterá resultados da COP 30
A Comissão de Meio Ambiente promoverá uma audiência pública sobre os resultados efetivos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) que aconteceu em Belém, no Pará, em novembro de 2025. O pedido foi feito pelo senador Beto Faro (PT-PA) e o debate deverá acontecer logo na retomada dos trabalhos legislativos. Entre os avanços obtidos da COP, está o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre, que vai remunerar países ativos na preservação florestal.

Transcrição
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, COP 30, que aconteceu no Pará, em novembro do ano passado, terminou com a aprovação do chamado "Pacote de Belém": 29 compromissos acordados entre os 195 países participantes. Entre os principais avanços, está o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que recompensará financeiramente os países que atuarem na preservação de suas florestas tropicais. Os aportes anunciados até agora atingem o montante de 6,7 bilhões de dólares.
Ainda sobre financiamento, ficou definida a meta de mobilizar 1,3 trilhão de dólares até 2035 para ações de adaptação climática; com ênfase na responsabilidade dos países ricos patrocinarem iniciativas nas nações em desenvolvimento.
A Comissão de Meio Ambiente debaterá esses e outros resultados da COP30. O pedido para a realização da audiência pública foi feito pelo senador Beto Faro, do PT do Pará, e aprovado pelo colegiado no fim de 2025. A intenção do parlamentar é promover o debate logo na retomada dos trabalhos legislativos:
(sen. Beto Faro) "Para que a gente possa discutir os resultados efetivos e a implementação das políticas ali decididas. Assim que a gente iniciar o próximo ano a gente poderia estar realizando essa audiência pública."
Além do financiamento climático, o documento final da COP30 trouxe resoluções em temas como transição energética justa, comércio, gênero e tecnologia. A Conferência terminou com 122 países apresentando metas para redução de emissões de gases do efeito estufa, incluídas na chamada Contribuição Nacionalmente Determinada, NDC. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.

