Sancionada lei que doa equipamentos militares para Paraguai e Uruguai
O Presidente da República sancionou duas leis que autorizam a doação de equipamentos militares para as forças de segurança do Paraguai e do Uruguai (Leis nº 15.338/2026 e 15.341/2026).
O reaparelhamento das forças dos países vizinhos tem como objetivo fortalecer o combate ao narcotráfico na região, bem como fortalecer relações diplomáticas.

Transcrição
Quatro helicópteros, seis viaturas blindadas de combate e uma passadeira flutuante de alumínio. Esses são os equipamentos que o Ministério da Defesa e o Ministério da Justiça estão autorizados a doar ao Paraguai e ao Uruguai, segundo duas leis sancionadas nesta semana pelo presidente da República.
De iniciativa do poder executivo, a lei foi analisada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal antes de ser sancionada. Durante as discussões no Senado, os parlamentares classificaram as doações como instrumentos de protagonismo militar e integração regional. O senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, destacou a importância da medida.
Eu acho que são gestos de cooperação na defesa com os nossos vizinhos, de forma que eu acho que fazemos justiça à iniciativa do governo brasileiro, do Ministério da Defesa, no caso do Exército, e os blindados são do Exército, que são utilizáveis, sim, e vão ajudar os nossos vizinhos que fazem fronteira conosco.
Presidente da Comissão de Relações Exteriores, o senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, destacou que a doação é, também, uma forma de fortalecer o combate conjunto ao tráfico internacional de drogas.
De fato, a criminalidade organizada e outras ameaças à incolumidade da população ultrapassam as fronteiras geográficas e, por isso, exigem respostas coordenadas e eficazes entre os países da América do Sul.
O transporte dos equipamentos doados até a fronteira do Paraguai será custeada por verbas da União. Já o governo uruguaio vai pagar as despesas do material doado ao país. Da Rádio Senado, Douglas Castilho.

