Acordo com a Austrália pode acelerar inquéritos e processos internacionais
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou tratado de auxílio jurídico mútuo com a Austrália (PDL 332/2025). Objetivo do acordo, explicou o relator, senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), é de acelerar inquéritos e processos que dependem de atos fora do território nacional. Proposta segue para o Plenário do Senado.

Transcrição
O Tratado aprovado pelos senadores prevê uma série de medidas de cooperação entre Brasil e Austrália em termos de auxílio jurídico mútuo. Também admite que autoridades centrais, Ministério da Justiça no Brasil e Procuradoria-Geral na Austrália, se comuniquem diretamente, para favorecer a rapidez e a previsibilidade dos procedimentos, como ressaltou o senador Hamilton Mourão, do Republicanos do Rio Grande do Sul.
(senador Hamilton Mourão) "O tratado favorece a ampliação da eficácia investigativa, uma vez que prevê um rol variado de meios de cooperação, como obtenção de provas, buscas e apreensões, repatriação de ativos, disponibilização de pessoas sob custódia, comunicações de atos processuais, entre outros. Com isso, inquéritos e processos que dependem de atos fora do território nacional poderão ser acelerados."
O acordo, no entanto, preserva a confidencialidade, restrições ao uso das provas e sigilo dos pedidos, bem como a possibilidade de o país requisitado impor condições ao cumprimento do auxílio. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

