Programa Jovem Senador participa da COP 30 e fortalece voz da juventude
O Programa Jovem Senador marcou presença na COP 30, principal evento global de discussão sobre mudanças climáticas, que este ano ocorre em Belém, no Pará. A convite da conferência, a Jovem Senadora de 2025 pelo Pará, Rebeca Marinho, participou de uma mesa-redonda com foco no tema “Juventudes no Enfrentamento ao Racismo Ambiental” e da Formação de Jovens Lideranças para a COP 30. Ela destacou que o Programa Jovem Senador influenciou diretamente sua atuação em emergências climáticas. A COP 30 vai até o dia 21 deste mês.

Transcrição
O Programa Jovem Senador está presente na COP 30, o maior evento global das Nações Unidas para discussão e negociações intergovernamentais sobre mudança climática, que este ano acontece em Belém, no Pará. A convite da presidência do evento, a Jovem Senadora de 2025 pelo Pará, Rebeca Marinho, participou da mesa-redonda que discutiu o tema “Juventudes no Enfrentamento ao Racismo Ambiental”.
Rebeca também participou da Formação de Jovens Lideranças para a COP 30 e do evento da Defensoria Pública chamado Vozes das Escolas. A jovem, moradora da periferia de Belém, afirma que o Programa Jovem Senador teve influência direta em sua atuação diante das emergências climáticas, e ajudou a entender a importância da participação da juventude na construção de políticas públicas.
(Rebeca Marinho): " estar em um evento mundial como esse mostra que nós, jovens da Amazônia, também temos nós e podemos construir soluções reais para o nosso país. A COP30 não é só um encontro internacional, é um momento em que o Brasil mostra que está pronto para enfrentar a crise climática com justiça e responsabilidade.// nós, jovens, não somos o futuro distante, somos a mudança que acontece agora."
Para o coordenador do Programa Jovem Senador, George Cardim, a participação ativa e propositiva dos jovens que já participaram do programa fortalece a esperança por uma sociedade mais justa e um futuro melhor para o país.
(George Cardim): "Nesse momento em que o mundo está com os olhos voltados para a COP30 em Belém é fundamental que os jovens se mobilizem, participem dos debates, pois são esses jovens que estão agora construindo o futuro.Também é uma honra para o programa Jovem Senador ver a participação ativa, crítica desses jovens senadores, senadoras nesses espaços de decisão."
Outros Jovens Senadores também estão participando ativamente das movimentações da COP 30. Quéren Hapuque, participante da edição em 2022, e Pedro Manoel Neto, em 2016, viajaram, por conta própria, para acompanhar as atividades e debates da Zona Verde e da Freezone, espaços de convivência e educação climática da conferência. As atividades da COP 30 acontecem até dia 21 deste mês. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Marina Dantas.

