Comissões terão semana intensa de sabatinas
Na terça-feira (11), a Comissão de Infraestrutura analisa a indicação de Severino Medeiros para o cargo de Diretor-Geral da ANTT. Na quarta-feira (12), a Comissão de Constituição e Justiça sabatina Paulo Gonet para a recondução ao cargo de Procurador-Geral da República, além de indicações para o Superior Tribunal Militar, o Conselho Nacional do Ministério Público e o Conselho Nacional de Justiça. Já Comissão de Relações Exteriores vai ouvir os indicados para embaixadas do Brasil na Jamaica, Grécia, Síria e Togo.

Transcrição
Na terça-feira, a Comissão de Segurança Pública vai analisar uma proposta que combate a pirataria fluvial e crimes cometidos nos rios, como tráfico de drogas, armas e madeira. A Comissão de Infraestrutura realiza a sabatina do advogado paraibano Severino Medeiros para o cargo de Diretor-Geral da ANTT e pode votar um projeto que impõe um teto ao valor pago pela energia de Itaipu para conter a tarifa elétrica. Ainda na terça, tem reunião da comissão mista que da Medida Provisória que cria o Plano Brasil Soberano e o Comitê de Acompanhamento das Relações Comerciais com os Estados Unidos. O relator, senador Fernando Farias, do MDB de Alagoas, quer garantir que o dinheiro chegue, de fato, aos pequenos produtos rurais afetados pelo tarifaço.
(senador Fernando Farias) "Essa medida do Governo foi muito boa. Nós temos dinheiro, nós temos aí R$40 bilhões para proporcionar isso. A fruta e a pesca - eu acho que também a madeira, serão alcançadas. Agora, como chegar ao pequeno? Eu pediria à CNA e à CNI para nos ajudarem a chegar a eles, a fazer esse dinheiro chegar aos pequenos. Tem condições de chegar? Tem. Tem dinheiro? Tem. Então, a gente está tentando construir isso dessa maneira."
Na quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça analisa a indicação de diversas autoridades, entre elas a recondução de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República. Também serão sabatinados dois generais para ocupar o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar, três indicações para o Conselho Nacional do Ministério Público e outras três para o Conselho Nacional de Justiça. O presidente da CCJ, senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, acredita que as sabatinas vão ocorrer com tranquilidade.
(senador Otto Alencar) "É natural, nós estamos acostumados já com sabatina de PGR, de ministro, não tem nenhum prolema, nada vai sair do normal. As pessoas vão perguntar livremente, eles vão responder. A gente espera que não saia do tema ético e respeitoso com as pessoas. Vai ser tranquilo."
Ainda na quarta, a Comissão de Relações Exteriores sabatina indicados para embaixadores do Brasil na Jamaica, Grécia, Síria e Togo. Na Comissão de Agricultura, destaque para o projeto que facilita a regularização de ocupações rurais em terras da União na Amazônia Legal.
Da Rádio Senado, Marcella Cunha

