Projeto destina cinco por cento de verba publicitária para campanha de doação de órgãos
O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto (PL 4726/2025) que pretende destinar 5% das verbas de propagandas institucionais do Governo Federal para campanhas de conscientização sobre a doação de órgãos. O parlamentar ressalta que a medida é necessária porque quase metade das famílias brasileiras não autoriza a doação, e o esclarecimento pode salvar diversas vidas.

Transcrição
PROJETO QUER DESTINAR CINCO POR CENTO DAS VERBAS DE PROPAGANDAS INSTITUCIONAIS DO GOVERNO FEDERAL PARA CAMPANHAS DE DOAÇÕES DE ÓRGAÕS.
PARA O SENADOR JAYME CAMPOS A FALTA DE INFORMAÇÃO PREJUDICA AS DECISÕES FAMILIARES SOBRE O ASSUNTO E PODE EVITAR QUE VÁRIAS VIDAS SEJAM SALVAS. REPÓRTER RODRIGO RESENDE.
Cinco por cento das verbas de propagandas institucionais do Governo Federal podem ser destinadas para o financiamento de campanhas de conscientização sobre a doação de órgãos. Essa é a ideia de projeto apresentado pelo senador Jayme Campos, do União de Mato Grosso. O senador afirma que, embora o Brasil seja destaque nessa área, existe uma grande fila de pessoas aguardando a doação.
(senador Jayme Campos) "Vejamos alguns números oficiais: no ano passado, foram realizados mais de 6 mil transplantes de rim, um número que soa relevante, por outro lado, há quase 43 mil pessoas nas filas aguardando o órgão; 2,5 mil pacientes receberam um novo fígado, no entanto, ainda há outros 2,5 mil na espera; mais de 17 mil pessoas receberam uma nova córnea, porém mais de 30 mil continuam no aguardo da doação."
Jayme Campos ressalta que quase metade das famílias brasileiras não autorizam a doação de órgãos, daí a importância de campanhas de conscientização.
(senador Jayme Campos) "Infelizmente, ainda enfrentamos barreiras: 45% das famílias brasileiras negaram a autorização para a doação, em 2024. Pouca gente sabe, por exemplo, que um único doador pode beneficiar até 27 pessoas. Esse é um dado poderoso que precisa chegar ao conhecimento de todos os brasileiros."
De acordo com o portal da transparência, o Governo Federal gastou, em 2024, 342 milhões de reais em publicidade de utilidade pública, em diversas campanhas. A proposta de Jayme Campos ainda será enviada para análise das comissões temáticas do Senado Federal. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

