Nelsinho Trad se reúne com comissão do Senado dos EUA para reforçar diálogo bilateral
O presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Nelsinho Trad (PSD-MS), se encontrou nesta quinta-feira (25) com diplomatas e assessores parlamentares dos Estados Unidos. Os representantes dos EUA vieram a Brasília debater a relação bilateral entre os dois países. A reunião ocorreu no contexto de uma possível conversa direta entre o presidente Lula e o presidente Donald Trump, sinalizada na Assembleia Geral da ONU.

Transcrição
O SENADOR NELSINHO TRAD SE ENCONTROU COM REPRESENTANTES DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO NORTE-AMERICANO.
A REUNIÃO OCORREU NO CONTEXTO DOS ACENOS ENTRE OS PRESIDENTES LULA E TRUMP. A REPÓRTER LANA DIAS TEM MAIS INFORMAÇÕES.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, se reuniu em Brasília com diplomatas e assessores parlamentares da comissão equivalente no Senado norte-americano. O objetivo, das duas partes, foi de reforçar o diálogo diplomático entre Brasil e Estados Unidos.
Os representantes do Senado norte-americano vieram ouvir o Congresso sobre a imagem dos Estados Unidos no exterior e debater a relação bilateral, especialmente pela aproximação do Brasil com outros parceiros comerciais, como a China.
O encontro ocorreu no momento em que os dois países aguardam a reunião entre os presidentes Lula e Trump, sinalizada na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque.
Os representantes norte-americanos também ressaltaram a repercussão da ida da comitiva de senadores brasileiros a Washington em julho. Durante a viagem, a Comissão temporária de interlocução sobre relações econômicas entregou relatórios técnicos sobre os impactos das tarifas de 50% a produtos brasileiros.
Os senadores brasileiros foram convidados a retornar a Washington para avançar no diálogo, nesse novo contexto do encontro aguardados dos presidentes, e aprofundar trocas institucionais para evitar futuros choques ou rupturas comerciais.
O senador Nelsinho Trad contou que os representantes demonstraram interesse em manter as relações históricas entre os dois países.
Tanto democratas quanto republicanos usaram a mesma expressão. Precisamos recolocar a relação Brasil-Estados Unidos nos trilhos certos, como vem sendo construída há mais de 200 anos de história compartilhada. Todos nós concordamos que é fundamental manter as portas abertas e as pontes fluidas. O interesse comum é, claro, preservar empregos aqui no Brasil e também lá nos Estados Unidos e garantir renda de milhares de famílias afetadas.
O senador ainda defendeu o multilateralismo e a importância de um diálogo técnico para proteger a segurança jurídica e os interesses do setor produtivo. Segundo Nelsinho, a relação parlamentar entre os países não é apenas simbólica. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Lana Dias.

