Senadores vão ao AM verificar denúncias de excessos em operação da PF contra garimpo ilegal
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou, nesta quarta-feira (17), uma diligência aos municípios de Humaitá e Manicoré, no Amazonas, para verificar denúncias de excessos da Polícia Federal em operação contra o garimpo ilegal realizada no dia 15. O pedido (REQ 107/2025) do senador Plínio Valério (PSDB-AM) aponta possíveis violações de direitos e prejuízos ambientais, e a presidente da comissão, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), também questionou a conduta dos policiais.

Transcrição
SENADORES DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS VÃ AOS MUNICÍPIOS DE HUMAITÁ E MANICORÉ, NO AMAZONAS, VERIFICAR POSSÍVEIS EXCESSOS DA POLÍCIA FEDERAL EM AÇÃO CONTRA O GARIMPO ILEGAL.
PARLAMENTARES DA OPOSIÇÃO APONTAM VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS E PREJUÍZOS AMBIENTAIS. REPÓRTER MARCELA DINIZ.
O objetivo da visita de senadores da Comissão de Direitos Humanos aos municípios amazonenses de Humaitá e Manicoré é averiguar possíveis excessos da Polícia Federal durante a "Operação Boiúna", de combate ao garimpo ilegal, que começou na segunda, dia 15.
Por ordem da justiça federal do Amazonas, dragas utilizadas na extração mineral foram explodidas às margens do Rio Madeira.
Houve protesto de garimpeiros e confronto com a polícia.
O pedido de diligência foi feito pelo senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, que aponta violação de direitos e prejuízos ambientais na ação da PF.
(senador Plínio Valério) "Os ataques, além de acarrentar graves prejuízos materiais, configuraram séria violação da dignidade e segurança da população ribeirinha, bem como os direitos humanos das pessoas atingidas pela operação. A ação também provocou danos ambientais significativos, uma vez que milhares de litros de combustível foram despejados no Rio Madeira. A poluição foi pelo ar, com a fumaça, na superfície do rio, com o óleo, e no leito, com a madeira, alumínios e ferro."
A presidente da Comissão de Direitos Humanos, senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, mostrou imagens de crianças em pânico pelas explosões de dragas utilizadas para o garimpo ilegal.
Ela questionou a conduta dos policiais federais.
(senadora Damares Alves) "Nesse exato momento estava tendo uma festa religiosa na cidade, a Polícia Federal não poderia ter explodido isso longe da cidade? Foi um pânico, a gente sabe que o garimpo ilegal tem que ser enfrentado, mas faltou tato da Polícia Federal, delicadeza e cuidado com as crianças na cidade."
A data da viagem dos senadores da CDH para o Amazonas ainda será definida. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.

