Comissão discute criação da Semana da Previdência Social
A Comissão de Assuntos Sociais discutiu nesta segunda-feira (1) a criação da Semana Nacional da Previdência Social. A proposta (PL 2783/2022), em análise no colegiado do senador Paulo Paim (PT-RS) tem o objetivo de conscientizar a população sobre o tema.

Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DISCUTIU NESTA SEGUNDA-FEIRA A CRIAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.
A PROPOSTA, EM ANÁLISE NO COLEGIADO, TEM O OBJETIVO DE CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE O TEMA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
O projeto de lei, do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, reserva para a semana que compreende o dia 24 de janeiro ações de educação e conscientização sobre o sistema previdenciário com vistas, especialmente, à inclusão.
Paulo Paim explicou que a data é considerada o marco histórico da Previdência no Brasil.
(senador Paulo Paim) "Em 24 de janeiro de 2023, completaram-se cem anos do Decreto nº 4.682, de 24 de janeiro de 1923, conhecido como Lei Eloy Chaves, que assim cria as caixas de aposentadorias e pensões para os empregados das empresas de estradas de ferro. Essa lei é considerada o marco histórico da nossa previdência social no Brasil."
O diretor do Departamento de Regime Geral da Previdência Social do Ministério da Previdência Social, Eduardo Pereira, afirmou, na audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais, que é importante dar visibilidade ao tema.
(Eduardo Pereira) "Para que a gente faça a disseminação de informações sobre a previdência social que melhore a conscientização do trabalhador sobre a importância de participar da previdência social, de fazer suas contribuições, de garantir os seus direitos, que a gente faça a discussão das bases em que esse modelo, em que o nosso regime de previdência está construído, e que a gente possa, então, construir mais conhecimento sobre previdência e que a gente possa encaminhar os ajustes e as soluções, enfim."
O senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, é o relator do projeto de lei que cria a Semana Nacional da Previdência Social. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

