Jovens Senadores debatem emergência climática
Como parte da Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador, a Comissão de Meio Ambiente fez uma audiência pública para debater a emergência climática e os caminhos para um futuro sustentável. A reunião contou com a presença de representantes da COP 30, do Ministério do Meio Ambiente, da ONU e da Coordenação SocioAmbiental do Senado, que defenderam a presença jovem no debate sobre a emergência climática. A audiência aconteceu a pedido do senador Fabiano Contarato (PT-ES) e foi presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Transcrição
A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE REALIZOU UM DEBATE SOBRE A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA NO BRASIL.
O EVENTO FEZ PARTE DA SEMANA DE VIVÊNCIA DO PROGRAMA JOVEM SENADOR, QUE TEVE NA REDAÇÃO DESTE ANO O TEMA "EMERGÊNCIA CLIMÁTICA: PENSE NO FUTURO, AJA NO PRESENTE", INSPIRADO NO LEMA DA RIO-92. A REPÓTER MARINA DANTAS TRAZ OS DETALHES.
A Comissão de Meio Ambiente realizou, como parte da Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador, uma audiência pública sobre a emergência climática e os caminhos para um futuro sustentável.
No entendimento da diretora de programas da presidência da COP 30, Alice de Moraes Amorim Vogas, é preciso conhecer a história que levou ao atual cenário de emergência climática para avaliar os esforços realizados para mudar essa realidade. Já a diretora do Departamento de Políticas para Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Inamara Santos Melo, destacou a necessidade de incluir a juventude na conversa, nas decisões regionais, nacionais e internacionais sobre o clima.
(Inamara Santos Melo): Não se trata aqui de olharmos apenas para chuvas, mas como é que as populações e grupos mais vulneráveis estão expostos a esses desastres, e apresentar então uma proposta de uma agenda que considere tanto os fatores climáticos quanto aqueles fatores não climáticos que aponte para o desenvolvimento sustentável, para a justiça climática."
A ativista climática e campeã de Juventude da COP30, Marcele Oliveira, destacou que a pauta ambiental também é uma pauta política e que necessita ser tratada com atenção, engajamento e mobilização social. Para a educadora do clima e conselheira jovem do Secretário-Geral da ONU, Paloma Costa Oliveira, a juventude tem poder de mudar a realidade e de se engajar nas discussões sobre o meio ambiente que acontecem no Congresso Nacional.
A jovem senadora pelo Rio Grande do Norte e presidente da Comissão Diretora, Keyla Adssa Barbosa de Oliveira, destacou a importância de ir além do discurso e iniciar ações que colaborem com o cenário climático.
(Keyla Adssa Barbosa de Oliveira): "Discutir sobre as questões que dizem respeito ao meio ambiente é mais do que importante, é fundamental e é necessário. A nossa função como jovens é essencial, agora precisamos sair do discurso e partir para a ação, . As leis precisam estar alinhadas à realidade."
A audiência foi a pedido do senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo, e presidida pelo senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. Paim também é o presidente do Programa Jovem Senadodor, iniciativa que traz anualmente 27 alunos de escolas públicas ao Senado, um de cada estado e do Distrito Federal. Ele destacou a necessidade de incluir os jovens no centro do debate sobre a emergência climática.
(Paulo Paim): "O tema do curso desse ano foi 'Emergência Climática, Pense no Futuro, Aja no Presente'. O título dialoga com o lema da Conferência Rio 92 e ressalta a urgência do momento histórico que estamos vivendo. Essa audiência pública tem como propósito, além de fomentar o debate, fortalecer o protagonismo juvenil e incentivar a formulação de políticas públicas, ambientais, eficazes, sustentáveis e inclusivas."
O debate também contou com a presença da Coordenação de Ações Socioambientais do Senado Federal. O tema da audiência e da redação que norteia o programa Jovem Senador também está em sintonia com a COP 30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Marina Dantas.

