Senado cria subcomissão para discutir situação dos ianomâmi
A presidente da Comissão de Direitos Humanos, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), requereu (REQ 87/2025) a criação de uma subcomissão permanente para os indígenas que habitam as terras ianomâmi. No início do ano, a senadora participou de uma diligência externa em Roraima, onde encontrou povos indígenas fragilizados e desamparados pelo Estado, em especial os ianomâmi. Segundo Damares, a situação não é apenas emergencial e pontual, mas crônica, estrutural e agravada pelas omissões históricas.

Transcrição
A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVOU CRIAÇÃO DE UMA SUBCOMISSÃO PERMANENTE DEDICADA AOS INDÍGENAS QUE HABITAM AS TERRAS IANOMÂMI. A SITUAÇÃO É CRÔNICA E EMERGENCIAL, SEGUNDO A SENADORA DAMARES ALVES.
TAMBÉM FOI APROVADA UMA DILIGÊNCIA NA CIDADE DE VIAMÃO, NO RIO GRANDE DO SUL. A REPÓRTER MARIA BEATRIZ GIUSTI TRAZ MAIS INFORMAÇÕES.
A presidente da Comissão de Direitos Humanos, senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, solicitou, por meio de um requerimento, a criação de uma subcomissão permanente dedicada aos indígenas que habitam as terras Ianomâmi. A subcomissão será composta por cinco membros titulares e cinco suplentes.
No início do ano, a senadora participou de uma diligência externa em Roraima, onde encontrou povos indígenas fragilizados e desamparados pelo Estado, em especial os Ianomâmi. Segundo Damares, a situação não é apenas emergencial e pontual, mas crônica, estrutural e agravada pelas omissões históricas.
Além da desnutrição infantil e da dificuldade de acesso à saúde pontuados no requerimento, a senadora também ressaltou a constante presença de redes criminosas associadas ao garimpo ilegal, que degradam o meio ambiente e colocam a vida desses indígenas em risco.
Para a parlamentar, as ações que o Senado está tomando em relação aos povos indígenas são um passo para o acolhimento dos povos marginalizados.
Só o fato de a gente aprovar um requerimento desse em que nós estamos com o olhar atento para uma área de conflito já se apaziguam os ânimos lá. As pessoas já ficam na expectativa: "Olha, vão nos ouvir". Então, a aprovação de um requerimento desse tem um efeito muito grande lá na ponta. É por isso que a gente acolhe. É mais uma matéria de povos indígenas sendo apreciada em que nós estamos fazendo uma homenagem, um pouquinho tardia, mas merecida e acredito que ainda oportuna, ao Dia Internacional dos Povos Indígenas.
A Comissão de Direitos Humanos ainda aprovou um requerimento do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, para uma diligência externa no dia 4 de setembro na cidade de Viamão, no seu estado. O objetivo é fiscalizar a situação dos indígenas e quilombolas da região, o abastecimento e o acesso a água, o lixão em áreas de nascente e a disputa envolvendo o prédio da Intersindical de Viamão, que está há 24 anos em área pública. Durante a diligência, também está prevista uma reunião na Câmara de Vereadores da cidade.
Segundo o senador, Viamão é uma cidade populosa e rodeada de rios e pelo mar, o que faz a diligência ser de extrema importância para a preservação do meio ambiente e para o bem-estar dos povos tradicionais. Sob a supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Maria Beatriz Giusti.

