Inscrições seguem abertas para participação on-line em seminário sobre democracia
Ainda estão abertas as inscrições para participação on-line no seminário Democracia e Perspectiva na América Latina e no Brasil. O evento acontece no Auditório Petrônio Portella, no Senado, na próxima terça-feira (12), e contará com a participação de pesquisadores. O objetivo do seminário é aprofundar o debate sobre os desafios do regime democrático na região e refletir sobre seu fortalecimento. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://forms.office.com/r/Rgd4MNQMe9

Transcrição
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA SEGUE COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PARTICIPAÇÃO ONLINE. O EVENTO DO SENADO ACONTECE NO DIA 12 DE AGOSTO. A REPÓRTER LANA DIAS TEM MAIS INFORMAÇÕES.
O seminário Democracia e Perspectiva na América Latina e no Brasil ainda tem vagas para participação on-line. O evento, promovido pelo Senado, vai acontecer no dia 12 de agosto com objetivo de aprofundar o debate sobre os desafios da democracia na região, além de refletir sobre a importânca do fortalecimento da democracia.
O seminário contará com a participação de pesquisadores, como o cientista político Steven Levitsky, um dos escritores do livro “Como as Democracias Morrem”, e a historiadora e cientista política Heloísa Starling, professora da Universidade Federal de Minas Gerais.
Durante o evento, será lançada a coletânea Democracia Ontem, Hoje e Sempre, composta pelos livros 1964 Visto e Comentado pela Casa Branca, de Marcos Sá Corrêa; Sessenta e Quatro: anatomia da crise, de Wanderley Guilherme dos Santos; Explode um Novo Brasil – diário da campanha das Diretas, do jornalista Ricardo Kostcho; e 1964: Álbum Fotográfico de um Golpe de Estado, organizado por Heloisa Starling, Danilo Marques e Livia de Sá.
Todos os livros foram reeditados pelo Conselho Editorial do Senado.
O presidente do Conselho, senador Randolfe Rodrigues, do PT do Amapá, vai participar da mesa de debates. Durante o lançamento de livros sobre os 40 anos da redemocratização, o senador afirmou que eventos, como o seminário, são necessários para ressaltar a importância da democracia.
O Brasil, na sua história republicana, nunca teve um período tão longevo sobre a égide de uma mesma Constituição, sobre a égide do Estado Democrático de Direito. Por isso, tem uma geração inteira que não lembra o que era o arbítrio, que não lembra o que era o Estado de exceção, que não lembra que uma ditadura exilou, prendeu e matou compatriotas brasileiros. Isso é necessário ser lembrado para que não se repita.
As vagas para participação presencial já se esgotaram, mas a inscrição na modalidade on-line pode ser feita através de um formulário no site do Senado. O evento começa à uma e meia da tarde do dia 12 de agosto. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Lana Dias.

