Senado recebe líderes climáticos e prepara visita à sede da COP 30
A Comissão de Meio Ambiente do Senado recebe no dia 6 de agosto Ana Toni, diretora-executiva da COP 30. A audiência integra os trabalhos da subcomissão temporária criada para acompanhar os preparativos da conferência da ONU sobre mudança do clima, marcada para novembro em Belém. No mesmo dia, o Congresso realiza sessão solene de abertura da Cúpula Parlamentar sobre Mudança Climática, com a presença de parlamentares da América Latina e Caribe. Os senadores devem visitar a cidade nos dias 18 e 19 de agosto para nova vistoria da infraestrutura.

Transcrição
NA VOLTA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS O SENADO SE MOBILIZA PARA A COP30, MARCADA PARA NOVEMBRO EM BELÉM.
NO DIA 6 DE AGOSTO, A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE VAI RECEBER A DIRETORA-EXECUTIVA DA CONFERÊNCIA, ANA TONI, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA. DETALHES COM O REPÓRTER HENRIQUE NASCIMENTO
A Comissão de Meio Ambiente do Senado dá início ao segundo semestre legislativo com foco nos preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30.
Como parte da mobilização do Congresso para o evento, a CMA recebe, no próximo dia 6 de agosto, a diretora-executiva da conferência, Ana Toni, em audiência pública.
Presidente da Subcomissão Temporária criada para acompanhar os preparativos da COP30, a senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal, destacou os temas prioritários que vão orientar os trabalhos neste semestre.
(senadora Leila Barros)"Diálogo com o presidente designado da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago, e com a diretora executiva Ana Toni, para compreendermos as diretrizes e desafios centrais da conferência. A análise da infraestrutura de Belém e da logística necessária para receber um evento desta magnitude; debate sobre os maiores desafios da COP, como financiamento climático, justiça ambiental, transição energética e a implementação dos compromissos climáticos.
Além da audiência, parlamentares vão visitar Belém nos dias 18 e 19 de agosto, com o objetivo de observar os preparativos logísticos, a organização dos espaços e o planejamento da programação da conferência. A visita faz parte de uma série de ações do Congresso voltadas à agenda climática, que inclui também o acompanhamento das posições que o Brasil deverá levar à COP30.
O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, ressaltou a necessidade de cobrar responsabilidade das grandes potências na luta contra as mudanças climáticas.
(senador Humberto Costa) "Outro debate que eu acho que vai ser muito importante é o de qual é a contribuição que cada país pode dar para o enfrentamento ao aquecimento global, à emissão de gases do efeito estufa e à transição energética. É muito importante essa discussão: o que é que cada um vai fazer e, por outro lado também, quem vai pagar essa conta, não é? O Brasil está investindo fortemente nisso. Acredito que vai investir ainda mais.
O encontro internacional será realizado em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro.
Com supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Henrique Nascimento.

