Agosto Azul e Vermelho: campanha de promoção da saúde vascular vai ao Plenário — Rádio Senado
Saúde Vascular

Agosto Azul e Vermelho: campanha de promoção da saúde vascular vai ao Plenário

A Comissão de Assuntos Sociais aprovou o projeto que institui o Agosto Azul e Vermelho, mês para a promoção da saúde vascular (PL 3060/2021).

A proposta, que segue para votação no Plenário, é de autoria do senador Dr. Hiran (PP-RR) e foi apresentada quando ele ainda era deputado federal.

A relatora, senadora Zenaide Maia (PSD-RN), ressaltou a importância da informação para a prevenção de mortes em decorrência do agravamento de doenças vasculares.

03/07/2025, 13h05 - atualizado em 03/07/2025, 13h17
Duração de áudio: 01:56
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU O PROJETO QUE INSTITUI O "AGOSTO AZUL E VERMELHO". A IDEIA É TER UM MÊS DEDICADO À PROMOÇÃO DA SAÚDE VASCULAR. A PROPOSTA SEGUE PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER MARCELA DINIZ:. Para prevenir AVC, trombose, aneurisma, pé diabético e outras doenças vasculares, o "Agosto Azul e Vermelho" é promovido desde 2021 pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. A mobilização poderá se tornar campanha nacional se virar lei um projeto da Câmara dos Deputados aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais. Agosto foi escolhido por causa do Dia do Cirurgião Vascular, celebrado no dia 15. Azul e vermelho, pelas cores que costumam representar as veias e artérias do corpo humano. A relatora, senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte, que é médica, enfatizou a importância da campanha para reforçar o entendimento de que muitas mortes por doenças vasculares podem ser evitadas com a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, e com o diagnóstico precoce. (senadora Zenaide Maia) "Quanto mais se falar sobre prevenção das doenças vasculares, do AVC, do infarto fulminante, das tromboses venosas profundas, a gente está informando à população que essas doenças existem, sim, e que podem ser prevenidas ou diagnosticadas precocemente." A criação do Agosto Azul e Vermelho para promoção da saúde vascular foi apresentada em 2021 pelo então deputado Dr. Hiran, hoje senador pelo Progressistas de Roraima. Entre as ações previstas, estão o oferecimento de exames preventivos e a iluminação de prédios públicos com as cores da campanha. Doenças cardíacas e circulatórias são a principal causa de morte no Brasil, com 400 mil óbitos por ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. O projeto segue para votação no Plenário do Senado. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.

Ao vivo
00:0000:00