Fórum Parlamentar em Brasília é evento preparatório para cúpula do Brics
O Fórum Parlamentar do Brics é um evento preparatório para a reunião de cúpula do grupo, marcada para os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. Para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o fórum é fundamental para estreitar as relações dos parlamentares desse conjunto de países. Representando o Itamaraty, a embaixadora Maria Laura da Rocha apontou o alinhamento entre os temas do fórum parlamentar e aqueles propostos pelo Brasil para a cúpula do Rio de Janeiro.

Transcrição
O FÓRUM PARLAMENTAR DO BRICS, QUE ACONTECE ATÉ ESTA QUINTA-FEIRA, EM BRASÍLIA, É UM EVENTO PREPARATÓRIO PARA A REUNIÃO DE CÚPULA DE CHEFES DE ESTADO DO BLCO, EM JULHO, NO RIO DE JANEIRO. MAIS DETALHES NA REPORTAGEM DE CESAR MENDES.
As reuniões de cúpula do BRICS são cimeiras realizadas todos os anos e que reúnem os chefes de Estado ou de governo dos países-membros do bloco. Originalmente formado pelas 4 maiores economias emergentes do mundo - Brasil, Rússia, Índia e China; posteriormente englobando também a África do Sul - o Brics não é um bloco econômico, mas um mecanismo internacional de cooperação. Em 2023, mais 6 novos integrantes foram incorporados: Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. Em busca de medidas para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável dos países emergentes; e de uma maior inserção dessas economias no contexto geopolítico internacional.
O Brasil assumiu a presidência do Brics, que é rotativa, em janeiro deste ano. E vai ser o anfitrião da reunião de cúpula em julho, no Rio de Janeiro. Nesse contexto é que o Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, sedia o Décimo Primeiro Fórum Parlamentar do Brics, uma prévia da cúpula do Rio de Janeiro, como explicou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
(senador Davi Alcolumbre) " A iniciativa é fundamental para estreitarmos as relações dos parlamentares desse conjunto de países, porque juntos os parlamentares são efetivamente os representantes do povo das suas nações; e aproximarmos e entendermos esse ambiente que estamos vivendo no planeta, buscando uma governança global mais adequada para esses momentos que estamos vivendo no mundo é muito importante. Há vários atores envolvidos nessa construção e o parlamento sempre é fundamental para liderar esse processo em nome da sociedade."
A ministra das Relações Exteriores, em exercício, Maria Laura da Rocha, destacou o alinhamento entre os temas do fórum parlamentar e aqueles propostos pelo governo brasileiro para a reunião de cúpula do Brics
(embaixadora Maria Laura da Rocha) "Temas como a saúde global, a sustentabilidade ambiental, o desenvolvimento econômico inclusivo, a governança da inteligência artificial e a reforma da arquitetura multilateral de paz e segurança refletem preocupações centrais da nossa sociedade e do nosso tempo. São questões interligadas, que exigem respostas coordenadas e visão de futuro; e é justamente por isso que o envolvimento ativo dos parlamentos nacionais, enquanto expressões legítimas da vontade popular, é essencial."
No encerramento do Décimo Primeiro Fórum Parlamentar do Brics, nesta quinta-feira, os representantes dos parlamentos vão assinar uma declaração final destacando pontos consensuais defendidos pelos países integrantes do bloco. A sessão de encerramento está marcada para as 17 horas, no Plenário do Senado. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

