Parlamentares cobram mais participação feminina na construção da agenda do Brics
Parlamentares da Índia, Rússia, Egito, Irã, África do Sul, Cuba e Brasil defenderam a centralidade das mulheres na construção da agenda do Brics, em debate nesta terça-feira (3). Temas como paridade no Legislativo e violência política de gênero foram abordados na audiência que integrou a programação da reunião de mulheres parlamentares do Brics. A senadora Dorinha Seabra (União-TO) defendeu a educação como forma de promover mudanças culturais para a emancipação feminina e cobrou mais atenção dos países do Brics às reinvidicações das mulheres.

Transcrição
MULHERES PARLAMENTARES DO BRICS COBRARAM UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DAS AGENDAS MULTILATERAIS EM ASSUNTOS COMO GOVERNANÇA TECNOLÓGICA, SEGURANÇA E COMÉRCIO.
A PARIDADE NO LEGISLATIVO, O FIM DA VIOLÊNCIA POLÍTICA E A EDUCAÇÃO PARA A EQUIDADE TAMBÉM FORAM DEFENDIDOS NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER MARCELA DINIZ:
Parlamentares da Índia, Rússia, Egito, Irã, África do Sul, Cuba e Brasil defenderam a centralidade das mulheres na construção da agenda do Brics para garantir que suas vozes sejam de fato ouvidas em pautas como saúde, comércio, governança tecnológica, segurança e paz. A coordenadora, pela Câmara, da Reunião de Mulheres Parlamentares do BRICS, deputada Jack Rocha, do PT do Espírito Santo, citou a subrepresentação nos espaços de poder e a violência política como obstáculos para uma maior participação feminina nas Casas Legislativas e no Executivo; e enfatizou que a igualdade entre homens e mulheres é condição indispensável para uma nova governança internacional:
(dep. Jack Rocha) "Paridade nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, o enfrentamento à violência política e contra a mulher, o combate à pobreza e à desigualdade econômica, o estímulo a uma educação pautada na inclusão e na equidade e a criação de ambientes institucionais mais inclusivos como medidas necessárias para garantir representatividade efetiva."
A senadora Dorinha Seabra, do União do Tocantins, defendeu a educação como forma de promover mudanças culturais para a emancipação feminina e cobrou mais atenção dos países do Brics às reinvidicações das mulheres:
(senadora Dorinha Seabra) "Cabe a nós garantir políticas que promovam a educação, a inclusão e oportunidades reais para as mulheres. O empoderamento feminino não virá apenas por declarações, mas por ações concretas, mudanças culturais e compromisso político.
O painel "Construindo o Futuro" foi presidido pela deputada Dandara, do PT de Minas Gerais, e integrou as atividades da Reunião de Mulheres Parlamentares do Brics, nesta terça-feira. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.