Frente Parlamentar debate educação profissional e tecnológica no Brasil
A Frente Parlamentar em Favor da Educação Profissional e Tecnológica debateu, nesta quarta-feira (14), a importância estratégica da educação profissional e tecnológica como motor para o desenvolvimento econômico e social do país. Especialistas defenderam o investimento em educação para tirar jovens da situação de informalidade profissional e reforçaram a necessidade de políticas públicas que conversem com os setores público e privado.

Transcrição
A FRENTE PARLAMENTAR DEDICADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DEBATEU A ATUAÇÃO DOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO NO FORTALECIMENTO DO ENSINO TÉCNICO NO BRASIL. A REPÓRTER MARINA DANTAS TRAZ MAIS DETALHES:
Na primeira reunião da Frente Parlamentar em Favor da Educação Profissional e Tecnológica, especialistas e representantes de instituições de ensino se reuniram para falar da importância estratégica da educação profissional e tecnológica como motor para o desenvolvimento econômico e social do país.
Para Gustavo Leal Sales Filho, diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o SENAI, o ensino técnico é fundamental diante da crescente dificuldade das empresas em encontrar profissionais qualificados no mercado, que tem alto número de jovens na informalidade.
(Gustavo Leal Sales Filho): "Isso mostra a importância e a relevância da educação profissional para mostrar a esses jovens que, sim, existe um caminho pela educação, um caminho que leva, efetivamente, a uma projeção de carreira melhor, a uma estabilidade e a uma construção de vida associada ao mercado formal, ao mercado industrial."
Já no entendimento da presidente do Fórum Nacional das Mantenedoras de Instituições de Educação Profissional e Tecnológica, Cleunice Matos Rehem, é essencial promover o diálogo entre instituições públicas e privadas em busca de políticas públicas complementares.
(Cleunice Matos Rehem): "Fomentar o debate no âmbito do Senado Federal com certeza se expande para o Brasil com a ampla participação da sociedade para aprimorar a legislação da educação profissional. Uma outra é acompanhar, avaliar e propor aperfeiçoamento nas políticas públicas voltadas para educação profissional. É muito importante que políticas públicas venham se apoiar em parcerias público-privadas."
O senador Astronauta Marcos Pontes, do PL de São Paulo, defendeu a criação da nova frente parlamentar, da qual é presidente, e reforçou o papel do ensino profissionalizante na construção de um futuro melhor para os jovens brasileiros.
(Marcos Pontes)ãó é mais importante, que é ajudar essa garotada a ter sucesso e com isso a gente ajuda o nosso país a ter sucesso. Se a gente conseguir colocar todos os jovens do ensino médio no ensino profissionalizante em paralelo ou em conjunto, eu garanto que a gente reduz todos esses índices ruins que a gente tem em termos de criminalidade, droga e tudo mais. O ensino profissionalizante está na raiz da solução."
A Frente Parlamentar em Favor da Educação Profissional e Tecnológica conta com 39 senadores por enquanto. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Marina Dantas.

