Nelsinho propõe debate com parlamentares norte-americanos sobre aumento de tarifas
O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad (PSD-MS) pretende liderar uma missão parlamentar da Câmara e do Senado para discutir com congressistas norte-americanos, as novas tarifas do governo de Donald Trump para produtos brasileiros. Na semana passada, Nelsinho esteve reunido com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que apoiou a ideia do diálogo parlamentar entre os dois países e deve vir à Comissão de Relações Exteriores no próximo dia 29 para discutir o assunto.

Transcrição
SENADOR NELSINHO TRAD PRETENDE CONVERSAR COM PARLAMENTARES NORTE-AMERICANOSAS SOBRE TARIFAS IMPOSTAS PELOS ESTADOS UNIDOS AOS PRODUTOS BRASILEIROS. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER CESAR MENDES.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, pretende liderar uma missão parlamentar conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado para conversar, com congressistas norte-americanos, sobre as novas tarifas impostas pelo governo de Donald Trump a produtos brasileiros, como por exemplo, aço, etanol e alumínio. No início de maio, Nelsinho esteve reunido com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que apoiou a ideia do diálogo entre os parlamentares dos dois países. Segundo Nelsinho, Alckmin, que além de vice-presidente, responde também pelo Ministério da Indústria e Comércio, prometeu designar técnicos do ministério para que participem do grupo de trabalho criado em abril no Senado para acompanhar a questão das tarifas e as estratégias de comércio exterior do Brasil. Nelsinho explicou que a ideia do envio da missão parlamentar aos Estados Unidos surgiu durante a visita do encarregado de negócios da Embaixada Americana, Gabriel Escobar, à Comissão de Relações Exteriores, realizada no final de março.
(senador Nelsinho Trad) "O vice-presidente Alckmin gostou da ideia, vai nos apoiar nesse sentido, para que o Legislativo possa fazer a sua parte, no sentido de procurar amenizar as sobretarifas que está gerando esse conflito global na área econômica."
A Comissão de Relações Exteriores aprovou também a realização de um debate sobre a estratégia de comércio exterior do Brasil diante dos atuais desafios do comércio internacional. A reunião está agendada para o dia 29 de maio e deve contar as presenças do próprio vice-presidente da República, Geraldo Alkmin; além do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (APEXBrasil), Jorge Viana; e do embaixador Roberto Azevedo, ex-diretor da Organização Mundial de Comércio (OMC), entre outros convidados. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.