Presidente do Senado participa de comitiva presidencial em missão no Japão
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, está no Japão, acompanhando a comitiva do presidente Lula. Em suas redes sociais, Davi afirmou que o compromisso da visita é fortalecer os laços diplomáticos e ampliar as possibilidades de investimento, inovação e desenvolvimento para o país.Em 2025, comemoram-se também os 130 anos das relações diplomáticas Brasil–Japão.

Transcrição
O PRESIDENTE DO SENADO ESTÁ INTEGRANDO A COMITIVA PRESIDENCIAL EM MISSÃO NO JAPÃO
O OBJETIVO É AVANÇAR EM ACORDOS COMERCIAIS E REVITALIZAR PARCERIAS. REPÓRTER PEDRO PINCER
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, está no Japão, acompanhando a comitiva do presidente Lula. Em suas redes sociais, Davi afirmou que o compromisso da visita é fortalecer os laços diplomáticos e ampliar as possibilidades de investimento, inovação e desenvolvimento para o país. Participam também da comitiva o presidente da Câmara, Hugo Motta, e os ex-presidentes das Casas, senador Rodrigo Pacheco do PSD de Minas Gerais e deputado Arthur Lira, do Progressistas de Alagoas, além de ministros e outros parlamentares. A agenda inclui ainda uma visita ao Vietnã, reforçando a estratégia do governo de diversificar parcerias além dos tradicionais eixos com EUA e China. Nesta segunda-feira houve um encontro com o imperador Naruhito e a imperatriz Masako. Também estão na agenda reuniões com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba e participação no Fórum Empresarial Brasil-Japão. O senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, destacou, em Plenário, a importância da visita ao país nipônico.
Além de tentar abrir mercados específicos, como o de carnes, a missão é avançar na negociação de um possível acordo do Japão com o Mercosul, um objetivo que se estende ao Vietnã, outro país que será visitado neste périplo pela Ásia.
Em 2025, comemoram-se também os 130 anos das relações diplomáticas Brasil–Japão. As relações entre os países foram estabelecidas em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. O acordo permitiu abertura recíproca de representações diplomáticas em 1897 e abriu caminho para o início da imigração japonesa, em 1908. Da Rádio Senado, Pedro Pincer

