Atenção humanizada como princípio do SUS será votada pelo Plenário
A Comissão de Assuntos Sociais aprovou o projeto (PL 119/2019), que torna a atenção humanizada um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta seguiu para votação no Plenário do Senado.

Transcrição
APÓS APROVAÇÃO DA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, SEGUE PARA O PLENÁRIO DO SENADO O PROJETO QUE TORNA A ATENÇÃO HUMANIZADA UM DOS PRINCÍPIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. REPÓRTER MARCELLA CUNHA.
A atenção humanizada pode se tornar um dos princípios que orientam a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde. Um projeto neste sentido foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais. Segundo o Ministério da Saúde, trata-se da valorização, autonomia e do protagonismo de usuários, trabalhadores e gestores do processo de saúde, além do estabelecimento de vínculos solidários, da construção de redes de cooperação e da participação coletiva no processo de gestão. A relatora, senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte, que é médica, defendeu que todos devem ser tratados com dignidade na sáude pública.
Quero levar aqui em consideração os colegas médicos e aos enfermeiros técnicos de enfermagem. A gente sabe que não é fácil, principalmente em plantão de pronto-socorro. Mas eu queria dizer aqui um princípio que eu usava como médica plantonista. Quando você quiser ficar irritado, perder essa humanidade, essa atenção humanizada, lembre-se, nós estamos atendendo por opção, e ainda estamos recebendo um salário para isso. O único que pode se irritar é o paciente, porque ele não está ali voluntariamente, ele está ali porque precisa.
O projeto altera a lei que criou o SUS para estabelecer o princípio da humanização ao lado de outros já existentes, como os da universalidade e da integralidade do acesso à saúde e o direito à informação das pessoas assistidas sobre sua saúde. A proposta segue para análise do Plenário. Da Rádio Senado, Marcella Cunha.

