Cinema indiano quer investir no Brasil
O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), se reuniu na quinta-feira (27), com o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy. Ao destacar que a Índia tem uma das maiores indústrias cinematográficas do mundo, ele sugeriu que produtores de cinema daquele país possam filmar no Pantanal Matogrossense. Trad citou que já existe um acordo para co-produção audiovisual entre os dois países.

Transcrição
O SENADOR NELSINHO TRAD BUSCA ATRAIR INVESTIMENTOS DA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA DA ÍNDIA PARA A PRODUÇÃO DE FILMES NO PANTANAL MATOGROSSENSE. REPÓRTER CESAR MENDES.
A Índia possui hoje uma das maiores indústrias cinematográficas do mundo, lançando mais de dois mil novos filmes todos os anos. Recentemente, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e líder do grupo parlamentar Brasil-Índia, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, se reuniu com o embaixador da Índia, Suresh Reddy, em busca de parcerias para que os produtores de filmes daquele país filmem no Brasil. Ele disse que as paisagens naturais do seu estado, com destaque para a região do Pantanal Matogrossense, são um atrativo para o setor audiovisual indiano; ao mesmo tempo em que a realização de filmes pode impulsionar a economia de Mato Grosso do Sul.
(senador Nelsinho Trad) ''Um filme, vamos dizer, médio, leva no mínimo 100 pessoas que movimentam a rede hoteleira, movimentam a economia; e leva as belezas naturais de Mato Grosso do Sul, do nosso Pantanal, para mundo afora. Eu pensei nas cidades pantaneiras pra poder fazer uma parceria com a indústria cinematográfica indiana, que é muito forte, para que eles possam ir nessas cidades fazer os filmes e as filmagens.''
Desde 2007, Brasil e Índia possuem um acordo para co-produção audiovisual que reconhece como produções nacionais os filmes feitos em parceria pelos dois países, garantindo acesso a incentivos fiscais e financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual. Nelsinho Trad acredita que o Pantanal tem potencial para se transformar em um um pólo de produção cinematográfica. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.