Nelsinho Trad propõe debate sobre mudanças nos planos de saúde
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) apresentou um requerimento à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para discutir as recentes decisões da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que, segundo ele, têm gerado grande repercussão e preocupação entre os usuários de planos de saúde (Req 02/2025-CAS). O objetivo do debate é esclarecer as medidas adotadas pela agência e avaliar seus possíveis impactos para os consumidores. No entanto, o requerimento ainda precisa ser aprovado pela CAS para que a discussão ocorra.

Transcrição
O SENADOR NELSINHO TRAD APRESENTOU UM REQUERIMENTO PARA DISCUTIR AS MUDANÇAS NAS REGRAS DOS PLANOS DE SAÚDE ANUNCIADAS PELA AGÊNCIA REGULADORA. REPÓRTER CESAR MENDES.
O debate sobre mudanças nas regras dos planos de saúde deverá chegar ao senado neste início de ano legislativo. As alterações foram propostas em outubro do ano passado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, que chegou a realizar inclusive uma audiência pública em busca de contribuições das operadoras, dos consumidores e de instituições da sociedade civil. Apesar disso, alguns dos temas têm gerado preocupação entre os usuários, como o cancelamento unilateral de planos coletivos, a divulgação de novas diretrizes sobre mamografia e a proposta de planos segmentados com cobertura reduzida. Autor do requerimento para discutir o assunto na Comissão de Assuntos Sociais, o senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, explicou que é preciso esclarecer muito bem os efeitos práticos para o consumidor de qualquer mudança que venha a ser implementada.
(senador Nelsinho Trad) ''São três pilares que nós vamos discutir. O cancelamento de planos coletivos, em que o Ministério Público Federal alertou para as possíveis irregularidades na rescisão unilateral de contratos, afetando pessoas com autismo e doenças raras. O outro ponto, a questão da mamografia: A agência negou qualquer mudança na cobertura do exame para as mulheres a partir dos 40 anos, mas reconheceu que houve um equívoco na comunicação e na narrativa. Também o novo modelo de planos segmentados, apelidado de 'melhoral e copo d'água'.''
Na opinião de Nelsinho Trad, este formato pode reduzir o acesso a determinadas coberturas, por exemplo o atendimento de emergência; e qualquer plano de saúde ofertado para a população deve oferecer o mínimo de benefícios que assegure uma saúde melhor a quem o contratar.
(senador Nelsinho Trad) ''Chamamos uma audiência pública a fim de esclarecer os pontos que ficaram obscuros no sentido de dotar de transparência essa relação entre aqueles que prestam o serviço dos planos de saúde e o consumidor; não podemos deixar o consumidor em segundo plano.''
O requerimento para a realização da audiência pública ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

