Professora Dorinha Seabra foi escolhida para comandar Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo
A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) foi eleita presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) para o biênio 2025-2026, com o senador Jorge Seif (PL-SC) como vice-presidente. Dorinha, que tem ampla experiência na área da educação, reforçou o compromisso de articular políticas públicas para o desenvolvimento regional e a redução das desigualdades. A CDR, composta por 34 senadores, é responsável por debater temas como políticas de desenvolvimento, integração nacional e incentivo ao turismo.

Transcrição
COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO ELEGE A SENADORA PROFESSORA DORINHA SEABRA COMO PRESIDENTE E O SENADOR JORGE SEIF COMO VICE-PRESIDENTE. REPÓRTER PAULO BARREIRA.
A senadora Professora Dorinha Seabra, do União do Tocantins, foi eleita presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo para o biênio 2025-2026. Já a função de vice-presidente ficará a cargo do senador Jorge Seif, do PL de Santa Catarina.
Professora Dorinha tem uma longa trajetória dedicada à educação e ao serviço público. Foi secretária de Educação e Cultura no estado do Tocantins por mais de uma década e cumpriu três mandatos como deputada federal antes de ser eleita senadora em 2023.
Durante a reunião, Dorinha enfatizou o papel estratégico da comissão nas políticas públicas integradas para promover o desenvolvimento das diversas regiões do Brasil. A senadora ainda destacou o papel dos fundos constitucionais, previstos para este ano, no crescimento econômico e social do país. Criados pela Constituição de 1988, os fundos têm como objetivo promover a redução das desigualdades regionais por meio do financiamento.
(sen. Professora Dorinha Seabra) “Essa comissão tem o potencial de trabalhar de maneira articulada na construção de políticas públicas que levem o desenvolvimento regional. Temos a previsão dos fundos constitucionais, que podem e devem fazer muito pelo país".
A nova presidente da comissão também apontou como prioridade o enfrentamento das desigualdades sociais e regionais. Para a senadora, é fundamental compreender as diferenças entre as regiões do Brasil e, ao mesmo tempo, valorizar os potenciais econômicos e sociais de cada uma para construir um país mais integrado e justo.
(sen. Professora Dorinha Seabra) “Um dos maiores desafios que eu enxergo é a redução das desigualdades. A busca do equilíbrio de um país tão diverso, tão extenso. A nossa tarefa é buscar enxergar o Brasil do jeito que ele é, com a sua desigualdade, com as suas diferenças, mas ao mesmo tempo com os potenciais que nós temos”.
Com 34 integrantes, sendo 17 titulares e 17 suplentes, a comissão discute questões ligadas à desigualdades regionais, políticas de desenvolvimento regional, integração e políticas de incentivo ao turismo. Sob a supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Paulo Barreira.

