CPI do Crime Organizado já tem apoio para ser instalada no Senado
Além das 27 assinaturas necessárias para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito do Crime Organizado, o requerimento apresentado pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE) também tem o apoio do novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Segundo o autor da iniciativa, a CPI deve prestar um grande serviço destinado a auxiliar no planejamento de segurança pública para todo o país.

Transcrição
OUVIR ESPECIALISTAS EM SEGURANÇA PÚBLICA E PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA PARA BUSCAR SOLUÇÕES NO COMBATE À VIOLÊNCIA É O OBJETIVO DA CPI DO CRIME ORGANIZADO.
REQUERIMENTO PARA CRIAÇÃO DO COLEGIADO JÁ PODE SER LIDO NO PLENÁRIO DO SENADO. MAIS DETALHES COM A REPÓRTER JANAÍNA ARAÚJO.
Além das 27 assinaturas necessárias para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito do Crime Organizado, também demonstrou apoio à iniciativa o recém-eleito presidente do Senado, Davi Alcolumbre. A informação foi dada pelo senador que propôs a CPI, Alessandro Vieira, do MDB de Sergipe, para quem o tema precisa da atenção do Parlamento. Em entrevista à TV da Assembleia Legislativa de Sergipe, ele apontou que as soluções precisam vir de quem entende e lida com a questão.
Alessandro Vieira - A violência é talvez o maior problema que o Brasil enfrenta há muito tempo. E a gente tem que fazer o enfrentamento dessa situação com técnica e com qualidade. A gente tem que dar espaço para os profissionais de segurança pública que efetivamente conhecem o tema, atuam enfrentando as facções, as milícias e vão ter capacidade de mostrar para os senadores e para os brasileiros o que que a gente tem que mudar de legislação, o que a gente tem que melhorar na atuação da Justiça, quais são os investimentos que devem ser feitos, por onde o dinheiro é escoado. Enfim, é uma CPI com uma possibilidade de prestar um grande serviço.
Alessandro Vieira mencionou ainda os diferentes cenários da violência nos estados brasileiros.
Alessandro Vieira - Enquanto o nosso estado conseguiu avançar e melhorar seus indicadores. Sergipe é hoje, por conta do trabalho dos nossos policiais, das nossas policiais, o estado mais seguro do Nordeste, mas recentemente era um dos mais violentos do Brasil. E ao nosso lado a Bahia vive um caos permanente. Nós temos no Sul do país, por exemplo, o estado de Santa Catarina historicamente com números baixos de violência. Então a gente quer estudar esse fenômeno e entregar o melhor resultado para que o Brasil pela primeira vez tenha um bom planejamento de segurança pública para todo o país porque quando você tem mais segurança você melhora emprego, saúde, educação, melhora a vida das pessoas.
Depois de ter número suficiente de assinaturas para a criação da CPI do Crime Organizado, o requerimento apresentado pelo senador Alessandro Vieira precisa ser lido em Plenário. Em seguida será aberto prazo para que os líderes dos partidos indiquem os membros que vão compor o colegiado. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.