Projeto deve ampliar alcance de campanhas sobre câncer de próstata
Um dos primeiros projetos apresentados em 2025 visa ampliar a visibilidade de campanhas de conscientização do público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (PL 87/2025). Autor da proposta, o senador Laércio Oliveira (PP-SE) afirmou que o projeto dele vai se somar à campanha Novembro Azul de prevenção a essa doença.

Transcrição
UM DOS PRIMEIROS PROJETOS APRESENTADOS EM 2025 VISA AMPLIAR A VISIBILIDADE E O ALCANCE DE CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO PÚBLICO MASCULINO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO E DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA, O SEGUNDO MAIS COMUM ENTRE OS HOMENS, DE ACORDO COM O INCA.
DE ACORDO COM O INSTITUTO, SOMENTE EM 2023, FORAM REGISTRADOS POUCO MAIS DE SETENTA E UM MIL NOVOS CASOS. REPÓRTER ALEXANDRE CAMPOS.
Dados do Instituto Nacional de Câncer, indicam que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Somente em 2023, foram registrados pouco mais de setenta e um mil novos casos, de acordo com o Inca.
E para fazer frente a esse número e melhorar a efetividade do tratamento contra essa doença, o senador Laércio Oliveira, do Progressistas de Sergipe, apresentou um projeto para inserir na lei que criou o programa nacional de controle do câncer de próstata um artigo com o objetivo de obrigar a veiculação de campanhas e divulgar informações para conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desse tipo de câncer.
Segundo o senador, o projeto prevê que esse tipo de campanha deverá ser promovida por autoridade sanitária ou associações médicas e entidades que se dediquem à saúde do adulto, em espaços e estabelecimentos tipicamente frequentados por homens, como bares, estádios de futebol, ginásios, quadras de esporte, casas noturnas e academias.
Na opinião de Laércio Oliveira, a proposta vai se somar à campanha Novembro Azul de conscientização dos homens sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, com a vantagem de a iniciativa não se restringir a um mês específico do ano.
Ainda há muita resistência ao exame do câncer de próstata. Ainda há muita resistência, ainda há preconceito e ainda há desinformação. Então a minha intenção é levar mais informação para ver se a gente consegue reduzir significativamente esse problema na população masculina.
Laércio Oliveira afirmou ainda que a diversificação de espaços para a divulgação de campanhas de prevenção e combate ao câncer de próstata pode fazer com que os homens passem a dialogar mais sobre os problemas de saúde que mais afligem o público masculino, reduzindo preconceitos e incentivando posturas preventivas. Da Rádio Senado, Alexandre Campos.

