Senado conclui eleição da Mesa para o biênio 2025-2026
Os senadores elegeram neste sábado (1º) onze integrantes da Mesa do Senado. Além do presidente Davi Alcolumbre, foram eleitos Eduardo Gomes (PL-TO) e Humberto Costa (PT-PE) como primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente. Já para a Primeira Secretaria, pela primeira vez foi eleita uma senadora: Daniella Ribeiro (PSD-PB). Para a Segunda Secretaria foi eleito Confúcio Moura (MDB-RO); para a Terceira, a senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA) e para a Quarta, Laércio Oliveira (PP-SE). Também foram escolhidos os quatro suplentes de secretários.

Transcrição
ALÉM DO NOVO PRESIDENTE, OS SENADORES ELEGERAM OUTROS DEZ INTEGRANTES DA MESA QUE VAI DIRIGIR A CASA NOS PRÓXIMOS DOIS ANOS. A CHAPA ÚNICA VENCEU POR ACLAMAÇÃO.
PELA PRIMEIRA VEZ, UMA SENADORA OCUPARÁ A PRIMEIRA SECRETARIA. REPÓRTER MARCELLA CUNHA:
Além do novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, os senadores elegeram neste sábado dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro suplentes, todos com mandatos de dois anos. O primeiro vice-presidente eleito é o senador Eduardo Gomes, do PL do Tocantins. Ele afirmou que vai trabalhar com tranquilidade, buscando apoio às grandes causas nacionais. E que a eleição da nova Mesa por aclamação é uma demonstração de que o Plenário está preparado para alcançar o entendimento sobre os temas importantes que virão:
(sen. Eduardo Gomes) "Melhora muito porque é possível discordar, mantendo amizade, respeito, e isso que equilibra o sistema democrático do país e que vai acontecer, agora, com a ascensão dessa Mesa em um momento que o Brasil precisa muito de clareza e unidade."
Em situações de ausência ou impedimento do presidente do Senado, primeiro ou segundo vice-presidentes o substituem, nessa ordem. O segundo vice-presidente eleito é o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco. Ele acredita que será uma peça chave de representação da base do governo na Mesa:
(sen. Humberto Costa) "Tenho um papel de representação mas, também, de um espectro político dentro das próprias reuniões da Mesa e vou procurar ser uma peça que contribua para esse entendimento e harmonia entre o Executivo, Legislativo e o Judiciário."
Já para a primeira secretaria foi eleita a senadora Daniella Ribeiro, do PSD da Paraíba. Ela é a primeira mulher a assumir essa função na história do Senado, e ficará responsável pela administração da Casa:
(sen. Daniella Ribeiro) "Representa, imagina, uma quebra de uma paradigma de 200 anos. Mas antes de tudo é muita responsabilidade, porque é uma instituição, um bem público. Nas minhas coisas eu costumo ser responsável, então, imagina com aquilo que é do povo. Então, eu tenho certeza que vai ser um mandato pautado no trabalho, na resposnabilidade, na sensibilidade."
A segunda secretaria ficou com o senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia. Entre suas atribuições está a de lavrar as atas das sessões secretas. Já a senadora Ana Paula Lobato, do PDT do Maranhão, foi eleita terceira secretária, e o senador Laércio Oliveira, do Progressistas de Sergipe, quarto secretário. São eles quem farão a chamada dos senadores, contagem de votos, além de auxiliar o presidente na apuração das eleições. Os quatro suplentes de secretários para substituir os titulares em caso de impedimento são: Chico Rodrigues, do PSB de Roraima; Mecias de Jesus, do Republicanos, de Roraima; Styvenson Valentim, do PSDB do Rio Grande do Norte; e Soraya Thronicke, do Podemos de Mato Grosso do Sul. Da Rádio Senado, Marcella Cunha.

