Senado Explica: ferramenta usa IA para traduzir "legislês"
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, lançou, em Plenário, a ferramenta digital “Senado Explica". O instrumento utiliza inteligência artificial para traduzir a linguagem técnica das propostas legislativas em textos mais simples e acessíveis. Disponível no portal do Senado, o recurso visa ampliar a transparência e facilitar o acesso da população às informações do Parlamento. O presidente Rodrigo Pacheco destacou que a iniciativa é mais uma forma de estimular a participação da sociedade nos debates políticos.

Transcrição
TECNOLOGIA A FAVOR DA CIDADANIA. UMA FERRAMENTA LANÇADA PELO SENADO, USA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO SOBRE OS PROJETOS EM DEBATE.
TORNAR MAIS SIMPLES A LINGUAGEM TÉCNICA DO "LEGISLÊS" PODE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NOS DEBATES POLÍTICOS. REPÓRTER PAULO BARREIRA:
A iniciativa, batizada de “Senado Explica”, quer aproximar os brasileiros dos debates que ocorrem no Parlamento. A nova ferramenta utiliza a inteligência artificial para traduzir a linguagem técnica das propostas em textos mais claros, objetivos e acessíveis. Antes de serem publicados, os textos gerados por I.A. serão revisados e, se necessário, aperfeiçoados.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, apresentou a ferramenta em plenário e disse que ela representa um avanço significativo para tornar o processo legislativo mais inclusivo e acessível:
(Rodrigo Pacheco) “Essa simplificação é essencial para garantir que todos, independentemente de seu nível de instrução, possam entender o impacto das leis propostas em suas vidas cotidianas. Essa acessibilidade incentiva a participação ativa na vida pública, estimulando o diálogo entre eleitores e seus representantes. Quanto mais as pessoas entendem as proposições, maior é a sua capacidade de cobrar ações que reflitam suas necessidades e aspirações”.
O Senado Explica é fruto de uma parceria entre Núcleo de Apoio à Inovação, Prodasen e Secretaria Geral da Mesa. Quer conferir? É só fazer uma busca por projetos no portal do Senado! A meta é que, em 2025, todas as proposições legislativas contenham resumos gerados por inteligência artificial, sempre com a devida revisão humana. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Paulo Barreira.

