Comissão do Bicentenário da Confederação do Equador segue ativa até julho de 2025
A Comissão Temporária do Bicentenário da Confederação do Equador teve suas atividades prorrogadas até 17 de julho de 2025 (RQS 752/2023). Criada em 2023, a Comissão é responsável por ações comemorativas e de pesquisa sobre o movimento revolucionário ocorrido em 1824. Entre as próximas atividades previstas está o lançamento de dois documentários sobre o movimento. O primeiro será lançado na próxima terça-feira (10).
Transcrição
FORAM PRORROGADAS POR MAIS SETE MESES AS ATIVIDADES DA COMISSÃO TEMPORÁRIA RESPONSÁVEL PELAS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DA CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR.
O COLEGIADO FOI CRIADO EM 2023 PARA COORDENAR AS AÇÕES QUE CELEBRAM OS 200 ANOS DO MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO NORDESTINO. A REPORTAGEM É DE PAULO BARREIRA:
O prazo de funcionamento da Comissão criada em 2023 para organizar as comemorações dos 200 anos da Confederação do Equador foi estendido até 17 de julho de 2025. A decisão atende ao pedido da senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, que preside o colegiado. Ela diz que a prorrogação é necessária para garantir a qualidade e a conclusão das atividades previstas no plano de trabalho, destacando o compromisso com a excelência e a memória histórica do evento.
Defensora da implantação de uma república com poderes descentralizados, a Confederação do Equador foi um movimento revolucionário ocorrido no ano de 1824 contra a monarquia de Dom Pedro I. O movimento começou em Pernambuco e chegou a se espalhar por outras províncias do nordeste, como Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, mas foi duramente reprimido pelas tropas imperiais. Entre os executados por envolvimento na Confederação, estava o Frei Joaquim do Amor Divino, mais conhecido como Frei Caneca. A ampliação do prazo de funcionamento da Comissão permitirá, inclusive, que a data da morte deste ícone seja lembrada, como destacou a senadora Teresa Leitão:
(senadora Teresa Leitão) “O tempo de um ano não foi suficiente porque muitos achados, a partir das diligências realizadas nos estados que participaram da confederação, surgiram. A gente acha que é importante pegar também o período do fuzilamento de Frei Caneca. Portanto, 13 de janeiro de 2025 estará fazendo 200 anos e, em decorrência disso, houve desdobramentos que exigiram a prorrogação desta comissão”.
Desde sua criação, a comissão já promoveu audiências públicas, visitas a estados nordestinos e pesquisas em parceria com universidades. Entre as próximas ações do colegiado, está o lançamento de dois documentários que abordaram os principais fatos e personagens da Confederação do Equador. O primeiro deles será lançado no dia 10 de dezembro. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Paulo Barreira.